quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Letramento no Programa Mais Educação


O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para o estabelecimento da educação integral por meio de atividades optativas que vão desde o acompanhamento pedagógico a atividades livres de educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Compreende-se que a educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola. Esta estratégia de implementação e fortalecimento do Mais Educação, constitui-se como espaço de articulação das ações e experiências e de construção de  planos de ação coletivos e entende que o território da educação escolar pode expandir-se para além dos muros da escola, alcançando seu entorno e a cidade em suas múltiplas possibilidades educativas.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. Uma das oficinas do Programa é a de letramento. “Letrar" vai além de apenas alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do estudante. Dessa forma, o letramento tem como objeto de reflexão, de ensino, ou de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. A oficina de Letramento em nossa escola procura auxiliar os alunos contando com o auxílio da monitora Jéssica, estagiária do Curso de Pedagogia. Esta oficina possibilita aos estudantes a superação de suas dificuldades por meio de atividades que abrangem processos de aprendizagem da leitura, escrita, alfabetização e letramento, através de jogos, brincadeiras e outras atividades de construção do conhecimento de forma criativa e prazerosa.

6 comentários:

  1. Ah se em toda escola fosse assim.........

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  2. E muito importante é algo social de certa forma fica claro que a escola junto ao mediador seja porta de entrada para associar a , aprendizagem.

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  3. rs muito bom estudar la joaquim s2

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  4. eu queria uma escola assim ,aqui em horizonte -ceara o programa mais educação daqui não e assim.

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