quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Formação de leitores utilizando o livro on-line

     
          A formação de leitores é bem sucedida quando se desperta no aluno o prazer de ler, a curiosidade e o desejo de fazer descobertas e a necessidade de interagir com o mundo. Despertar o interesse pela leitura faz do aprendizado desta habilidade uma agradável consequência deste processo e auxilia na formação de cidadãos críticos. Todos sabem que o hábito da leitura é um grande estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, e à capacidade verbal e de concentração das crianças. Os livros deveriam estar presentes no dia-a-dia das crianças, do mesmo modo que seus brinquedos, pois eles enriquecem a todos e nos levam a mergulhar em aventuras, histórias, e em riquíssimas informações. Os benefícios do livro para as crianças são incalculáveis e para toda a vida. Levam a criança a querer ler, a buscar saber, a adentrar-se no mundo da arte, do desenho e da imagem através das ilustrações. Aumentam sua habilidade de escutar, desenvolvem seu sentido crítico, aumentam a variedade de experiências e criam alternativas de diversão e prazer para ela.

          Consciente da importância da leitura e da formação de leitores, a Profª Márcia Macrini da turma 1201 (2º ano), desenvolveu uma aula de leitura de forma dinâmica e atraente. Com o uso do data-show ela utilizou em sala de aula um livro on-line.



 O livro escolhido foi o livro A Banana de Mary França e Eliardo França.  As crianças fizeram a leitura coletiva e individual do livro, a interpretação e atividade artística relacionada aos personagens da história.

 Outro ponto do PPP que pode ser explorado foi a necessidade da alimentação saudável, os benefícios das frutas, noções sobre os animais e a vida na selva. A professora relatou ainda que esta aula será o ponto de partida para uma atividade de produção textual, a construção com os alunos de um livro feito por eles que será digitalizado e também dará origem a um livro on-line. Esta experiência será registrada no blog futuramente.

Um comentário: