quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fazendo Arte no Quintal da Escola

      A Prof.ª Regente da Sala de Leitura, Anna Paula Carriço, resolveu levar os alunos do 1º ano e 2º ano para “fazer arte” no pátio externo da escola. O material usado foi bem simples: bastões de giz colorido, o chão do pátio que serviu como lousa e a criatividade das crianças. Não precisa nem dizer que eles amaram a atividade!


A recreação ao ar livre tem inúmeras vantagens:
v  Ajuda a “quebrar” a rotina;
v   Promove a integração entre os alunos;
v   Ajuda a aumentar o interesse pela escola;
v   Promove o desenvolvimento biossocial da criança, pois exercita os sentidos, sem contar a riqueza motora de algumas atividades;
v   Estimula a criatividade.


Édouard Claparède, psicólogo suíço e neurologista especialista em desenvolvimento infantil defendia a necessidade de estimular na criança um interesse ativo pelo conhecimento. Uma frase célebre sua que tem tudo a ver com o assunto é:
 NADA MAIS SÉRIO DO QUE UMA CRIANÇA BRINCANDO


Qualquer pequena área de recreação ocupará a memória durante toda vida do aluno e constituirá como um nobre espaço de formação e desenvolvimento de um saudável e equilibrado cidadão do futuro simplesmente pelo efeito benéfico do brinquedo para a saúde mental e física da criança.
 A recreação hoje em dia ocupa um lugar de destaque ente os modernos recursos pedagógicos. O pátio de recreação não é mais visto como um simples lugar em que as crianças pulam e correm desvairadamente e sem organização enquanto a professora descansa do trabalho da classe (se é que um dia já foi assim, mas pelo menos era assim que era visto...).

A recreação é um momento de inclusão, de integração entre as crianças, de interação com a professora e amigos e desta troca as vantagens são imensas, pois promove o desenvolvimento mental, físico e social.


Um grupo resolveu desenhar uma “amarelinha” e unir o útil ao agradável “arte e atividade física”. Esta antiga brincadeira de criança ainda faz muito sucesso nos dias de hoje.

 Até a "tia Roberta" também colaborou com a atividade. Ela deu apoio coordenando a brincadeira com  e até quis participar brincando junto com os alunos. Foi uma tarde maravilhosa realmente!


2 comentários: