quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Oba! Está na hora do recreio!

Oferecer opções de jogos e de lazer para os alunos na hora do recreio ajuda a melhorar a disciplina e estimula a convivência entre os alunos. O pingue pongue no recreio na nossa escola é um sucesso!

O recreio escolar é importante por ser um intervalo necessário para aliviar as tensões e compensar o desgaste do trabalho escolar, fazendo com que estudantes e professores tenham mais condições de suportar o estresse do cotidiano e repor as energias, porém mais do que isto o recreio escolar precisa ser concebido, valorizado e reconhecido como campo fértil para a vivência de atividades culturais lúdicas. O trabalho é importante enquanto possibilidade de realização humana e certamente seu valor deve ser reconhecido, mas, uma vida dotada de sentido e de qualidade precisa englobar outras atividades comumente negligenciadas na sociedade atual como a cultura, o lazer e a família. O recreio escolar deve fundamentar-se no lazer, que é uma necessidade humana importante em qualquer idade, mas uma de suas condições básicas é o respeito pela possibilidade de escolha.
Para Christianne Luce Gomes, Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em educação física, com doutorado em educação, que escreveu vários livros e artigos publicados sobre a temática do lazer, o recreio escolar é fundamental.  Em sua opinião, a escola pode sugerir e estimular algumas atividades para a hora do recreio, mas a comunidade escolar deve ter liberdade para optar ou não pela participação ou assistência. O recreio “representa um convite para viver o momento presente, interagir com pessoas e grupos, explorar o tempo/espaço, construir experiências significativas para quem as vivencia e para incluir a ludicidade no dia a dia”, acredita.
Quando uma escola pretende construir novas estratégias no sentido de ressignificar o recreio, pode sugerir e estimular algumas atividades, mas, precisa respeitar o princípio da “adesão espontânea” por parte da comunidade escolar. Assim, cada pessoa pode optar pela participação, pela assistência (que também é uma forma de participar) ou até mesmo pela não participação, caso prefira se envolver com alguma outra coisa ou simplesmente não fazer nada por um momento ou seja, participa quem estiver interessado e receptivo a novas propostas, o que pode estimular novas formas de convivência e da constituição de laços positivos entre os componentes da comunidade escolar. Nossa existência precisa ser enriquecida com o lazer e com as inúmeras formas de sociabilidade e de desenvolvimento pessoal e social. O recreio escolar pode ampliar oportunidades para isso, representando um convite para viver o momento presente, para interagir com pessoas e grupos, explorar o tempo/espaço, construir experiências significativas para quem as vivencia e para incluir a ludicidade no dia a dia. Isso é essencial para todos nós.

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