terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Jogo de Xadrez na Escola

Oficineira do Mais Educação a estagiária Thaisa.


O Jogo de xadrez para os alunos é de livre participação e os jogos acontecerão em atividades extras curriculares, fora do horário de aula. A intenção do Ministério de Educação e Cultura ao implantar o jogo de xadrez nas escolas é a de desenvolver habilidades, tais como a memorização e o raciocínio lógico-dedutivo, com a finalidade de motivar e despertar o interesse dos educandos. Com o interesse no aprendizado do jogo haverá mais uma alternativa pedagógica e atraente para primeiramente nas escolas com salas de aulas do 5º ao 9º ano, com o intuito de desenvolver a capacidade intelectual dos alunos.A atenção, o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas, a análise sistemática dos problemas, as conclusões e soluções, aprender a planejar, aumentar a autonomia e controlar a impulsividade favorecem a atuação escolar daqueles que exercitam o xadrez.

O Jogo de xadrez nas escolas é um projeto que tem a colaboração das federações de xadrez e vai certamente ajudar as escolas a se tornarem mais atraentes e motivarem mais a atuação dos alunos. Como um tabuleiro e um jogo de peças têm custo reduzido e muita durabilidade, lembramos que embora o xadrez possua quatorze séculos, muito está para ser feito no campo do procedimento de ensino-aprendizagem , através dessa nova alternativa educacional, que se caracteriza como excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens. (Referencial:MEC)

10 vantagens para se aprender a jogar xadrez:

1. O xadrez estimula o raciocínio lógico.
2. O xadrez ativa a concentração.
3. O xadrez desenvolve a tomada de decisões.
4. O xadrez aguça a memória.
5. O xadrez trabalha a paciência.
6. O xadrez demanda a capacidade de planejamento.
7. O xadrez aumenta a autoconfiança.
8. O xadrez proporciona o respeito ao adversário.
9. O xadrez exige responsabilidade.
10. O xadrez instiga a imaginação e a versatilidade. 

Por tudo isto nossa escola incentiva a participação nesta oficina que faz muito sucesso entre os alunos e tem ajudado bastante a melhorar o desempenho e a concentração dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário