quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aprender música é bom e divertido!

Com a aprovação da Lei nº 11.769 em agosto de 2008, o ENSINO DE MÚSICA nas escolas passa a ser obrigatório. O Referencial Curricular para a Educação Infantil do MEC sugere a Iniciação Musical desde a pré-escola. Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos podem ser explorados nesta disciplina concentrando atividades de desenvolvimento cognitivo, psicológico e social e o desenvolvimento de habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro. A criança mesmo antes de nascer já tem contato com a música, pois muitas delas ainda no ventre da mãe são embaladas por canções de ninar. Está constantemente em contato com a música, seja no rádio, na televisão, em comemorações familiares, na rua, com a natureza.

Sendo o Brasil um país musical, não fica nada difícil colocar música dentro da sala de aula. A música também está quase sempre relacionada a brincadeiras, ou seja, ao lúdico. O lúdico e o musical casam perfeitamente e proporcionam atividades de intenso prazer e de desenvolvimento da sensibilidade. A magia do ensino de música pode estar em qualquer lugar, desde um instrumento improvisado com sucatas até uma aula com um Cd de concerto ou em uma peça teatral cantada ou em filmes musicais. O processo de musicalização do aluno é iniciado quando colocamos o mesmo em contato com a música. O aluno através do ensino da música ouve, percebe e discrimina os diversos sons. Brinca com a música,imita, inventa paródias e quadrinhas. Percebe e expressa sensações, sentimentos e pensamentos através da música. Percebe a diferença entre o som e o silêncio, e etc.
A Profª de Música Kássia em atividade com uma turminha de 2º ano.



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