terça-feira, 25 de setembro de 2012

Uma Sala de Aula do Tamanho do Mundo na Tela do Computador

Hoje o tempo estava chuvoso e a aula de Educação Física foi no laboratório de Informática. A mudança dos planos demonstra a versatilidade e flexibilização de estratégia que todo professor deve ter, seria “a carta escondida do baralho” e não um mero improviso.
 
O prof. Ari coordenou o acesso dos alunos a vários jogos de sites educativos. Estes jogos tinham como objetivo desenvolver a atenção, o raciocínio lógico, a memória e a criatividade. Algumas crianças aproveitaram o tempo para acessar o blog da escola e ficar por dentro das novidades.
O laboratório de informática hoje em dia personifica a essência da globalização do ensino. Com o uso da tecnologia e das mídias hoje podemos ter uma sala de aula do tamanho do mundo, o conhecimento ultrapassa os muros da escola, podemos levar o aluno a compartilhar a cultura de diferentes lugares do mundo, ter contato com diferentes tipos de texto e obter informação e aprendizagem significativa aliando entretenimento, cultura e educação através da telinha em tempo real. 
 Vale ressaltar que o acesso destes alunos aos computadores dos laboratórios das escolas permite a democratização da informática e a inclusão digital tão importante hoje em dia para a busca do conhecimento, acesso à pesquisa e à dinamização da cultura e que muitas crianças fora da escola não dispõem de recursos para ter o equipamento ou não tem acesso à Internet. Este privilégio é garantido hoje nas escolas municipais e na nossa escola o laboratório é muito confortável, amplo e equipado.

Um comentário:

  1. que laboratório lindo! é bom ver que as crianças aprendem de forma tão moderna.

    ResponderExcluir