terça-feira, 18 de setembro de 2012

Oficina de Dança

As aulas de dança em nossa escola ficam sob a responsabilidade do oficineiro Wallace.

A dança tem sido cada vez mais, reconhecida como área de conhecimento importante para o desenvolvimento global da criança e, portanto, atividade que deve estar presente na escola. A dança ajuda a conhecer o próprio corpo e, com isso, ampliar a capacidade de se expressar e de se comunicar do indivíduo, criando a autoestima que vai servir de base por toda a vida. Dançar também ajuda a desenvolver emocionalmente quem tem pouca idade, combatendo inseguranças e estimulando a partilhar experiências com o grupo a que pertence. Crianças podem se exercitar com a dança desde os primeiros anos da Educação Infantil - e assim aprimorar habilidades motoras fundamentais para a evolução. A Dança tem a capacidade de estimular a psicomotricidade fina e quem dança aprende a movimentar o corpo com a postura adequada.
 Dançar também regula o tônus da força muscular por um ritmo musical, assim como desperta percepções diferentes do corpo, como a organização do olhar a cada movimento ou as diversas sensações dos pés pressionados no chão em razão deste ou daquele passo. Também estimula a coordenação motora fundamental para a evolução da criança ao libertá-la de uma série de inseguranças físicas e emocionais. As aulas de Dança possibilitam à criança enriquecer o repertório pessoal de movimentos, incorporando noções de ritmo, equilíbrio e fluência, aptidões que podem servir de base para a construção de movimentos mais elaborados, aprimorando o crescimento individual vida afora.


Aspectos como a sutileza, a organização, o estímulo à atenção e o poder de observação presentes no ensino da dança influenciam positivamente o desempenho da criança inclusive em outras atividades escolares, facilitando a compreensão de conteúdos mais complexos. Com a Dança, a criança e adolescente ganha consciência de poder se expressar, usando o próprio corpo. A partir das experiências corporais ativadas pela Dança a criança adquire o senso estético porque será testando o próprio corpo, entendendo seus limites e seu funcionamento, que ela se sentirá livre para se envolver no processo de criação, revelando uma estética 100% pessoal. Aulas de Dança estimulam a criança a ter no corpo um parceiro - instrumento que lhe ajuda a transmitir ideias e emoções as mais íntimas. Ela aprende a fazer dos movimentos do corpo uma fonte de diversão e de prazer, sendo incentivada a dividir o que sente com o grupo e a conviver com as suas diferenças. Trata-se de um aprendizado emocional de grande alcance, capaz inclusive de combater a timidez e a insegurança. 

Um comentário: