quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Produção de textos e Formação de Leitores

Neste mês passado foram feitos vários trabalhos de produção de texto e formação de leitores desenvolvidos pela Sala de Leitura. Nosso blog registrou alguns deles para compartilhar com vocês:

NO MEU CABELO TEM...


Os alunos do 3º ano apreciaram o livro ilustrado Cabelo Doido que fala sobre um emaranhado de cabelo onde acontecem as mais diversas aventuras envolvendo piratas, cavalos, papagaios, balões e outras coisas que fascinam a menina que ouve essas histórias.

Era uma vez um cabelo muito diferente. Não porque tinha uma cor engraçada como verde ou roxo. Essa cabeleira era não igual a nenhuma outra porque era mágica! Nela viviam tigres, leões, gorilas, cacatuas e borboletas coloridas. Cabia até uma menina. Se você não acredita, basta ler “Cabelo Doido”, da editora Rocco.O livro conta a história por meio de rimas e é cheio de ilustrações muito legais, com desenhos e cores tão malucos quanto muitos penteados por aí. Ele foi escrito e ilustrado por Neil Gaiman e Dave McKean, dois autores muito importantes do mundo das HQs.
Tudo começa quando uma menina chamada Bonnie encontra um homem com cabelos que ela nunca tinha visto antes. Cheia de curiosidade, ela pergunta ao moço: "que cabelo doido é esse?”


Ele fica um pouco triste com a pergunta, mas conta a Bonnie todas as coisas que acontecem naquela cabeleira. O moço diz que desde que ele era muito pequeno, seu cabelo é assim. E que pássaros fazem ninho, caçadores e exporadores desaparecem, tem música e dançarinos e pessoas passeiam de balão por ele. Tem até navio pirata nesse doido cabelão!
Então Bonnie tem uma ideia: que tal passar um pente nesse cabelo para ver se as coisas ficam um pouco mais “normais”? O homem conta à menina que já tentou fazer isso, mas escovas e pentes acabam devorados pelos bichos que moram na cabeleira.
Meio sem querer, ele concorda com a ideia da menina. E Bonnie lavou, esfregou, enxugou e penteou aquele cabelo doido. De repente, veio um barulho de dentro da cabeleira e uma mão puxou Bonnie lá para dentro! E agora, o que será que aconteceu com ela nesse cabelo doido?


As crianças do 3º ano foram convidadas a escrever tudo que poderia estar no seu cabelo caso ele fosse um cabelo doido como da história do livro. A imaginação correu solta como vocês podem ver:



Outro trabalho muito legal foi baseado no livro como Reconhecer um Monstro.
Você já desconfiou de alguém que pudesse ser um monstro? Este livro o ajudará a descobrir se você deve correr ou não...

Depois da leitura do livro os alunos deram asas à imaginação:

 O resultado é que deu origem a vários trabalhos lindos!


Outros trabalhos:








Um comentário: