quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Criadores Criativos


Mais uma vez o trabalho de desenvolvimento de expressão oral e escrita rende novos frutos fazendo manifestarem talentos. Alunos de turmas diferentes, um da 1602 e outro da 1603 compuseram uma paródia, tipo de composição literária abordada e estudada junto com suas respectivas professoras de português Catharina e Elaine.

 A paródia é uma imitação cômica de uma composição literária (também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto.A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia é uma forma de intertextualidade”.

Os alunos criaram uma divertida paródia de uma música de um grupo de pagode. Os alunos reinventaram a letra da música de forma original e divertida. Houve a colaboração de mais um amigo que não é da escola pois os alunos estão tão estimulados a criar,escrever e se expressar que as atividades ultrapassam os muros da escola e eles interagiram e depois trouxeram sua obra de arte para a escola. Eis os nossos criadores criativos!


Confiram a paródia criada pelos meninos!

Paródia da música “Fora da Lei” – do Grupo Nosso Sentimento

Coisas de casa, lavando a louça,
Com muitas esponjas, passando a escova,
No meio da sala, sem ter suco de cajá.
Eu sei que tem copo, eu sei que tem prato,
Eu estou frito e você “tá” assado,
Mas acontece que nossa mãe manda na gente,
Me diz quem nunca tirou o queijo do pão,
Quem nunca ligou o rádio e a televisão,
quem nunca dividiu um fone de ouvido,
Não existe ninguém pra lutar no seu lugar.
Eu vou colocar o meu retrato na estante
E depois vou passar um desodorante.
Eu fui no refeitório e na banana escorreguei
 E quando eu chego em casa, vou fazer meu Miojo
 E depois vou comer um pão com ovo.

Todo mundo já escreveu ou leu uns livros,
quem nunca se aventurou vai matar um mosquito.
 Sem querer subi no skate
 E depois me esfolei
 E fiquei sem jantar.
Nosso caso é desse jeito, mas vai ser pra sempre.,
Vou lavar minha cueca e vou escovar os dentes.
Vão dizer que estou errado
 Mas eu não fico parado...
Só que hoje é tão comum,
todo ser humano é mais um!

Autores: Rafael Fernandes, Eduardo Junior e Matheus Sousa
Turmas 1602 e 1603

Um comentário: