quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Doces ou Travessuras?


No dia 31 de outubro, algumas escolas brasileiras celebram o Halloween, o Dia das Bruxas. As crianças, principalmente do ensino infantil, vestem fantasias de bruxas, vampiros, fantasmas e outros monstros para comemorar...

A festa, que é popular nos Estados Unidos, chegou às crianças brasileiras por meio de programas televisivos. Os fãs dos Padrinhos Mágicos, LazyTown, Ben 10 e Barney cultivam a brincadeira do doces ou travessuras. Graças à imigração dos irlandeses para a América, o Halloween se tornou uma data especial nos Estados Unidos.Vale apontar às crianças as diferenças culturais entre os vários países e até, quem sabe, discutir o choque cultural. Porém a data pode ser utilizada para reforçar os conceitos sobre os nossos mitos e tradições folclóricas.
É interessante estudar inicialmente a própria cultura, para depois conhecer as demais. Realizar um projeto sobre o folclore brasileiro aproxima as crianças da cultura brasileira e ajuda a introduzir a questão da americanização. Assim, vale comemorar tanto tradições brasileiras, como outras culturas, lembrando sempre de contextualizar e proporcionar novos aprendizados aos alunos. Apesar de cultuar uma tradição norte-americana, as comemorações não são prejudiciais ao aprendizado das crianças. "Hoje, com a globalização, as crianças brasileiras também têm acesso a essas comemorações e isso lhes permite construir conhecimentos a respeito do mundo e da forma como outras crianças, que vivem em outras partes, brincam e divertem-se". 
(Adaptação do texto de Thais Romanelli publicado no site Educar para Crescer - APROVEITAMENTO ESCOLAR - Halloween nas escolas? -Prós e contras de celebrar o Dia das Bruxas, 31 de outubro, no Brasil - 25/10/2012 -10:32-Texto)

A professora Daniela veio devidamente paramentada para a ocasião com uma fantasia de bruxinha. Ela ficou uma bruxinha muito linda!

Os alunos também não ficaram atrás e capricharam na fantasia e na animação.

A festinha estava muito divertida!




Teve até uma convidada especial: A coordenadora pedagógica Alessandra.




A professora Daniele trabalhou muito com interdisciplinaridade o Projeto Folclore e aproveitou o Dia das Bruxas para apresentar aos convidados da festa o ÁLBUM FOLCLÓRICO DA TURMA. Com este trabalho ela preparou seus alunos para conhecer também novas culturas valorizando a nossa em primeiro lugar. Desta forma, a cultura nacional não é descartada, a parte da Cultura Brasileira foi garantida nesta proposta pedagógica por meio de aulas específicas que trataram da cultura popular brasileira: tradições, músicas, cantigas de roda, brincadeiras, adivinhações, parlendas,etc.






Em homenagem à fantasia da tia Daniela nada mais apropriado para a ocasião do que recordar esta linda música do Trem da Alegria:


Bruxinha

Ô bruxinha bonitinha
da vassoura de capim
Me carrega pro espaço
Abra os braços só pra mim...

Quem disse que as bruxas são feias?
Alcéias, Meméias e tal
Não sabem que nas luas cheias
Elas mudam o seu visual

E vestem camisas e meias
Que acham lá no meu varal
Depois dançam que nem sereias
Fazem festa, alegria geral...

Nós dois lá em cima sozinhos
Varrendo as estrelas do céu
Cá embaixo nossos amiguinhos
Fazendo o maior escarcéu

Os pássaros deixam seus ninhos
Abelhas dão tempo no mel
E assim cantam todos os bichinhos
Viva a bruxa de capa e chapéu!!!

Ô bruxinha bonitinha
da vassoura de capim
Me carrega pro espaço
Abra os braços só pra mim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário