quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Maratona de Histórias- Qual o sabor da leitura?


A Maratona de Histórias em nossa escola foi desenvolvida de 23 a 31 de outubro. A primeira parte foi a de narração de histórias feita com diferentes formas e recursos: Contação de histórias, História Cantada e Livro digital.
A contação de histórias foi feita em etapas pelo Prof.º Ari de Educação Física e por alunos do 6º ao 9º ano. Os livros escolhidos foram A CASA SONOLENTA E OBAX.

A CASA SONOLENTA

As contadoras de histórias se sairam muito bem!




OBAX

Obax conta a história de uma menina que vive nas savanas africanas e experimenta diversas aventuras que na verdade só acontecem na sua imaginação. O livro é rico em cores e estampas que refletem a alegria do povo africano que é refletido em suas roupas e costumes e em sua forma de encarar a vida.







A 2ª  parte foi a História Cantada desenvolvida pela prof.ª de Sala de Leitura Anna Paula Carriço. A história escolhida foi A LINDA ROSA JUVENIL.

A 3ª parte desta etapa da Maratona foi a leitura do livro digital.
"As possibilidades do livro digital são muito mais vastas do que a do livro de papel, pois com ele é possível ter acesso aos livros estrangeiros muito mais rápido que antes, já que não será preciso esperar que ele chegue até nós por qualquer tipo de transporte o que aumenta o leque de opções na hora de escolher as obras. No livro digital o leitor pode interagir com o tema e a partir do uso das tecnologias é possível enviar e receber obras na velocidade do clique de um mouse".

Os livros fazem parte do site :

Este site é de Portugal e embora seja narrado na mesma língua que a nossa, as crianças puderam ter contato com sotaques e dialetos diferentes da nossa própria língua e tiveram que exercitar a atenção e habilidades de compreensão de texto e gostaram muito da experiência. Os livros escolhidos foram:

A PRINCESA MALCRIADA, O GATO E A JOANINHA VAIDOSA


A platéia foi formada por todos os alunos da escola que foram convidados a ouvir as histórias, duas turmas por vez no auditório. Todos ficaram muito satisfeitos! Na porta do auditório havia uma pergunta sobre o que iriam descobrir lá dentro:






LER É TUDO DE BOM! LEITURA TEM SABOR DE AVENTURA, É VIAGEM NO TEMPO E NO ESPAÇO SEM PRECISAR SAIR DO LUGAR!


Um comentário:

  1. Eu adorei a Maratona de Histórias!!!
    Foi um dia muito divertido e interessante.

    ResponderExcluir