domingo, 24 de março de 2013

PSE - Programa Saúde Presente - Alimentação Saudável


  A equipe da Clínica da Família que desenvolve o Programa Saúde Presente na nossa escola trouxe para os alunos um vídeo muito interessante sobre um importante tema para a saúde dos alunos:A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

O espaço escolar representa ambiente ideal para que ocorra promoção da saúde entre as crianças e jovens. Quando o assunto alimentação saudável é bem trabalhado conseguimos atingir o objetivo principal: melhorar a saúde dos nossos alunos através de hábitos saudáveis de alimentação e eliminar da comunidade escolar as práticas de alimentações consideradas inadequadas causando interesse entre a futura geração em melhorar a saúde e fazendo com  que eles levem estes hábitos e conhecimentos para sua casa. Os alunos precisam compreender o valor da boa alimentação, aprendendo a escolher alimentos que além de nutritivos tenham alto teor de qualidade e adequando as refeições de acordo com as necessidades demandas pelo organismo.

Depois de aprender muitas coisas sobre alimentação saudável as crianças confeccionaram cartazes sobre o assunto de forma coletiva.


A alimentação qualificada se torna um hábito difícil de ser perdido depois que vira rotina. É importante que o aluno aprenda que deve comer alimentos variados evitando uma alimentação monótona e pobre em vitaminas e nutrientes para seu desenvolvimento. Precisamos também levá-los a compreender os danos do consumo excessivo de doces e refrigerantes e alimentos que prejudicam o seu desenvolvimento quando consumidos em excesso como frituras e lanches do tipo “fast food” que muitas vezes ocupam o lugar da preferência dos alunos no lugar de alimentos saudáveis. Uma boa alimentação dá energia para o corpo funcionar bem e é responsável para se obter uma boa saúde. A alimentação deve ser nutritiva, variada e em quantidade suficiente para ajudar no crescimento e desenvolvimento do organismo.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário