quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Doces ou Travessuras?


No dia 31 de outubro, algumas escolas brasileiras celebram o Halloween, o Dia das Bruxas. As crianças, principalmente do ensino infantil, vestem fantasias de bruxas, vampiros, fantasmas e outros monstros para comemorar...

A festa, que é popular nos Estados Unidos, chegou às crianças brasileiras por meio de programas televisivos. Os fãs dos Padrinhos Mágicos, LazyTown, Ben 10 e Barney cultivam a brincadeira do doces ou travessuras. Graças à imigração dos irlandeses para a América, o Halloween se tornou uma data especial nos Estados Unidos.Vale apontar às crianças as diferenças culturais entre os vários países e até, quem sabe, discutir o choque cultural. Porém a data pode ser utilizada para reforçar os conceitos sobre os nossos mitos e tradições folclóricas.
É interessante estudar inicialmente a própria cultura, para depois conhecer as demais. Realizar um projeto sobre o folclore brasileiro aproxima as crianças da cultura brasileira e ajuda a introduzir a questão da americanização. Assim, vale comemorar tanto tradições brasileiras, como outras culturas, lembrando sempre de contextualizar e proporcionar novos aprendizados aos alunos. Apesar de cultuar uma tradição norte-americana, as comemorações não são prejudiciais ao aprendizado das crianças. "Hoje, com a globalização, as crianças brasileiras também têm acesso a essas comemorações e isso lhes permite construir conhecimentos a respeito do mundo e da forma como outras crianças, que vivem em outras partes, brincam e divertem-se". 
(Adaptação do texto de Thais Romanelli publicado no site Educar para Crescer - APROVEITAMENTO ESCOLAR - Halloween nas escolas? -Prós e contras de celebrar o Dia das Bruxas, 31 de outubro, no Brasil - 25/10/2012 -10:32-Texto)

A professora Daniela veio devidamente paramentada para a ocasião com uma fantasia de bruxinha. Ela ficou uma bruxinha muito linda!

Os alunos também não ficaram atrás e capricharam na fantasia e na animação.

A festinha estava muito divertida!




Teve até uma convidada especial: A coordenadora pedagógica Alessandra.




A professora Daniele trabalhou muito com interdisciplinaridade o Projeto Folclore e aproveitou o Dia das Bruxas para apresentar aos convidados da festa o ÁLBUM FOLCLÓRICO DA TURMA. Com este trabalho ela preparou seus alunos para conhecer também novas culturas valorizando a nossa em primeiro lugar. Desta forma, a cultura nacional não é descartada, a parte da Cultura Brasileira foi garantida nesta proposta pedagógica por meio de aulas específicas que trataram da cultura popular brasileira: tradições, músicas, cantigas de roda, brincadeiras, adivinhações, parlendas,etc.






Em homenagem à fantasia da tia Daniela nada mais apropriado para a ocasião do que recordar esta linda música do Trem da Alegria:


Bruxinha

Ô bruxinha bonitinha
da vassoura de capim
Me carrega pro espaço
Abra os braços só pra mim...

Quem disse que as bruxas são feias?
Alcéias, Meméias e tal
Não sabem que nas luas cheias
Elas mudam o seu visual

E vestem camisas e meias
Que acham lá no meu varal
Depois dançam que nem sereias
Fazem festa, alegria geral...

Nós dois lá em cima sozinhos
Varrendo as estrelas do céu
Cá embaixo nossos amiguinhos
Fazendo o maior escarcéu

Os pássaros deixam seus ninhos
Abelhas dão tempo no mel
E assim cantam todos os bichinhos
Viva a bruxa de capa e chapéu!!!

Ô bruxinha bonitinha
da vassoura de capim
Me carrega pro espaço
Abra os braços só pra mim...

Hoje vai ter uma festa!

As festas e comemorações organizadas na escola representam um recurso muito eficaz para integração e socialização dos alunos entre eles e com os educadores. Além do lado lúdico e de ser tão prazeroso fazer coisas divertidas como dançar, cantar, expressar o carinho e a amizade pelos colegas e professores, estas festas reforçam o prazer da criança em vir à escola e podem ser usadas para desenvolver hábitos e atitudes e despertar valores de convivência harmoniosa.
Pensando nisto, as professoras Clarisse do 3º ano e Mara do 2º ano fizeram em outubro uma festinha comemorando o mês das crianças e aniversariantes do mês. A festa foi muito animada e contou com a participação também da Coordenadora Pedagógica Alessandra, do professor de Educação Física Ari, da agente educadora Sheila e da professora de Sala de Leitura Ana Paula.

A mesa estava linda e como toda boa festa de criança, não poderiam faltar o bolo e docinhos que estavam maravilhosos!

As crianças amaram a festa, saborearam o bolo e brincaram bastante!


Deu Pulga na Sala de Leitura


A profª da Sala de Leitura, Ana Paula Carriço, desenvolveu com o EI uma atividade de formação de leitores a partir da contação de uma divertida história de um livro infantil. O livro escolhido foi A Pulga Filomena, de Neusa Lozano Peres, com ilustrações de Ana Terra. O livro faz uma deliciosa brincadeira com as palavras, sugerindo jogos de palavras com linguagem poética. A cada espirro da pulguinha, ela se confunde com seu próprio nome: Filomena, Lofimena, Menafilo ou Namelofi.

Com as ilustrações envolventes de Ana Terra e uma deliciosa brincadeira da autora com as palavras, este livro proporciona ao leitor momentos de deleite e humor. De forma lúdica as crianças percebem que as palavras são formadas por unidades que podem ser combinadas de várias formas e dar origem a novas palavras. Com uma história divertida e apropriada para a educação Infantil e séries iniciais, esta aula de leitura conduz a inúmeras possibilidades lúdicas a partir do anagrama e de construção do conhecimento: desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita, Identidade e Autonomia, Arte, pluralidade cultural e meio ambiente.

As crianças ouviam atentamente a historinha e se divertiam com as peripécias da Pulga Filomena.
Depois da historinha chegou a hora de cantar. Nada combinava melhor com a história da Pulga Filomena, do que a música A Pulga interpretada no musical A Arca de Noé.  Além de introduzir ou reforçar a idéia de sequência numérica, esta música serve para o desenvolvimento da expressão oral e a melodia serve para acalmar os ânimos.


 Acompanhem a tia Ana Paula: Um, dois, três, quatro, cinco, seis...


 Mas como falar de pulga e ficar parado? É hora do baile da pulga!

 No fechamento da aula foi a hora de desenvolver a criatividade, coordenação motora e senso artístico. As crianças fizeram com a professora fantoches de pulga de papel colados no palito de picolé. Ficou muito legal! A sala de leitura ficou cheia de pulgas,rs... Sorte que eram de papel!


Pra quem quiser aprender a musiquinha da Pulga:

A Pulga
(Musical – A Arca de Noé)

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais um pulinho
Estou na perna do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordidinha
Coitadinho do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia

Tchau
Good bye
Auf Wedersehen


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Festa do Mais Educação


Os monitores do Programa Mais Educação da nossa escola: Eliane (voluntária de reforço escolar), Vanila (estagiária de reforço escolar), Jéssica (Letramento),Wallace (oficina de dança), o oficineiro de rádio, a agentes educadora Alessandra e a agente educadora Sheila que é a responsável pela articulação do Projeto,  também quiseram homenagear seus alunos no mês da Criança, fazendo uma divertida festinha.

 Estes valorosos monitores se encarregam de reforçar a aprendizagem dos alunos com dificuldades, além de dinamizar várias atividades extraclasse e o convívio com estes alunos fez com que construíssem laços de afetividade e comprometimento e as crianças também correspondem a este carinho e cuidado.

 Os monitores prepararam a festinha com simplicidade e muito carinho e o detalhe mais lindo da decoração foi a valorização das produções construídas com os  próprios alunos enfeitando a mesa.


 O monitor de dança coordenou uma divertida dança da cadeira.
 Wallace também foi o DJ da festinha e a agente educadora Sheila e a estagiéria de letramento Jéssica demonstravam a alegria estampada no rosto com o sucesso do programa e o carinho dos alunos e colegas.


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

JR no mundo da Lua!

Nossos alunos se divertiram com a reprodução de um uniforme de astronauta na visita ao Planetário da Gávea!

Até as professoras Márcia Rodrigues, Josete e Clarisse e a funcionária Cândida resolveram participar da divertida simulação. 



Com o objetivo de difundir a Astronomia, as ciências afins e desenvolver projetos culturais, a Fundação Planetário conta com diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições.


Nossos alunos se preparam para a visita de forma organizada formando fila para a entrada. O passeio promete ser tudo de bom!

A instituição possui duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan e a Galileu Galilei que conta com um sistema de imersão digital.

A visita é guiada por monitores com os quais os alunos aprenderam muitas coisas sobre ciência e astronomia.

Os alunos puderam aprender de forma concreta e interessante como se processam os movimentos da Terra e da Lua.
O planetário Universarium é um equipamento moderno capaz de projetar cerca de nove mil estrelas. Na cúpula Galileu Galilei, a projeção é de cerca de seis mil estrelas.Ambos os planetários reproduzem em condições fidedignas o céu visto da Terra a olho nu em qualquer latitude ou época do ano. As observações do céu acontecem na Praça dos Telescópios.

Na Praça dos Telescópios nossos alunos tiveram a oportunidade mágica de observar astros do céu a olho nu.

A área possui quatro equipamentos modernos, instalados em cúpulas, com capacidade para localizar automaticamente cerca de 64 mil objetos.
Criada em 19 de novembro de 1970, a instituição possui uma biblioteca com acervo de aproximadamente 2,5 mil livros e vários vídeos educativos, especializados em Astronomia, Astronáutica, Astrofísica e Física.
 Ainda há um teatro (sob a responsabilidade da Rede Municipal de Teatros), auditórios, restaurantes, estacionamento e uma ampla área verde destinada à recreação das crianças.


Todos se deleitaram com a beleza da imensa área verde onde está localizado o Planetário e se divertiram muito na área de recreação externa.



O Museu do Universo - Experimentos Interativos é composto por  60 experimentos, com os quais o público pode interagir e aprender um pouco mais sobre Astronomia.



O conteúdo foi especialmente desenvolvido pela equipe técnica da Fundação, que se preocupou em desenvolver um arrojado design de ambientação a partir de uma idéia inovadora.Desta forma, o Planetário do Rio vem contribuindo, há mais de quatro décadas, para a iniciação científica e o desenvolvimento cultural do público.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Aos Mestres Com Carinho

Educar
Educar - Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele.
É usar o que pensamos para nos transformar no que somos.
O maior educador não é o que controla, mas o que liberta.
Não é o que aponta os erros, mas o que os previne.
Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir.
Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível.
Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.
Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.
Que educador daria conta desta missão?
Fernando Pessoa
“Que educador daria conta desta missão?”  E eu te respondo meu formidável poeta: Nós! Nós, professores e funcionários que trabalhamos pela educação, que acreditamos no seu poder de transformação e de formação de um mundo melhor com oportunidades para todos. Nós, os “nós” da escola,  que reforçamos os laços de convivência a favor dos nossos alunos. Somos nós os escolhidos e capacitados por Deus para exercer o ofício mais lindo, porque para haver todos os outros precisou do professor e compartilhamos o mérito com todos aqueles que conosco colaboram nesta linda missão!


PORQUE EDUCAR É TRABALHO DE EQUIPE!


NÓS DA ESCOLA


Um Feliz Dia do Mestre a todos os EDUCADORES, sejam eles professores, funcionários ou colaboradores que trabalham pela educação. Que perseveremos nesta missão com força, disposição e alegria!

Caminhando para a Reta Final - 3º COC

Na última quarta feira aconteceu o 3º Conselho de Classe deste ano, ou seja, o penúltimo. Este Conselho é decisivo, pois praticamente define os resultados obtidos e permite fazer com mais segurança uma avaliação se o Projeto Político Pedagógico da escola teve sucesso ou não, se foi desenvolvido satisfatoriamente e quais foram os resultados obtidos.
Numa escola que abarca todos os segmentos como a nossa do EI ao 9º ano, este momento de integração é muito importante, pois apesar da unidade conferida por todos trabalharem o mesmo PPP, há uma pluralidade muito grande de realidades devido a diferença de faixas etárias dos alunos e diferentes concepções de trabalho principalmente do 6º ao 9º ano que concentra vários professores para cada turma.
Apesar deste trabalho estar  bem  “amarrado” pelo planejamento e execução do Projeto Político Pedagógico,pelas reuniões de Centro de Estudo e sob o apoio da direção e da coordenação pedagógica, o Conselho de Classe é fundamental pois permite uma plena interação de todos e quem ganha com isto é o aluno. O 3º COC foi muito produtivo e transcorreu em clima de harmonia e coesão da equipe.

Como o COC aconteceu em outubro na semana que antecede ao dia do professor, antes do COC houve um "café da manhã"  e no final da reunião, a diretora Valéria presenteou a todos os professores com uma lembrancinha e homenageou a todos com uma linda mensagem.