quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Projeto Saúde nas Escolas

O programa Saúde nas Escolas no Município é um projeto da prefeitura que trabalha ações preventivas, integrando as redes de atenção primária, educação básica e assistência social através do Programa de Saúde da Família. O programa prevê o atendimento dos alunos por profissionais da saúde, que percorrem as escolas semanalmente.
O PROJETO SAÚDE NAS ESCOLAS objetiva dar assistência integral para 108 mil alunos da rede municipal, com equipes de profissionais de saúde que percorrem as unidades escolares da rede municipal. Este Projeto tem por objetivo garantir visitas regulares de equipes de saúde nas escolas para prestar:
-Orientação sobre prevenção de doenças, higiene e saúde e higiene bucal, forma correta de escovação, entrega de kits de saúde bucal, etc.



-Manter uma equipe fixa nas escolas para prestar um primeiro atendimento identificando alunos com necessidade de atenção à saúde e gerando um banco de dados sobre a saúde do corpo discente.
- Promover atividades de educação preventiva e de promoção da saúde com os alunos e a comunidade escolar;
-Encaminhar alunos à Rede Pública de saúde quando necessário.
Integrar ações das unidades municipais de saúde, de assistência social e educação.

A Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro atende à grande parcela da população carente, que não tem acesso à atenção integral à saúde (promoção da saúde, prevenção e assistência). Tal situação, além de afetar negativamente a qualidade de vida desses alunos, pode acabar por interferir em seu processo de aprendizagem. Para minimizar este problema os profissionais de saúde passam por diversas unidades escolares fazendo as seguintes atividades:
• Prestar primeiros socorros aos alunos;
• Identificar alunos que necessitem de exame médico;
• Realizar aferição da pressão arterial dos escolares, conforme preconizado no Caderno de Atenção Básica – Saúde na Escola, do Ministério da Saúde;
• Aferir dados antropométricos de peso e altura dos escolares, atualizando suas cadernetas de saúde;
• Realizar atividades de educação e saúde, de forma contínua e planejada com a comunidade escolar;
• Aferir dados antropométricos de peso e altura, avaliar o Índice de Massa Corporal - IMC dos alunos.
• Participar de campanhas preventivas de higiene bucal e prevenção de doenças.
• Rastrear focos de doenças específicas epidemiológicas, obedecendo e analisando a sua sazonalidade;
• Informar aos Coordenadores do Programa todas as dificuldades e deficiências encontradas;











Um comentário:

  1. É um excelente projeto! A saúde e a educação estão presentes durante todo o desenvolvimento humano de maneira muito expressiva.

    ResponderExcluir