No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É
uma manifestação cultural com uma história. Investigar suas raízes e
transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros
significados.A escola Joaquim Ribeiro aproveitando a motivação da copa do mundo
desenvolveu com seus alunos diversos projetos explorando principalmente o tema
transversal Pluralidade Cultural. O
projeto Copinha JR foi promovido pela equipe de Educação Física liderada pela
professora Adriana, auxiliada pelas professoras Kássia e
Isabel. O projeto contou com a participação conjunta de diversas turmas e permitiu
aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental a descoberta e o
conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de
informações utilizando diversos recursos como as publicações nos jornais,
revistas, internet , livros de história, mapas, vídeos, etc.
Nas veias dos brasileiros corre o sangue da paixão por futebol e isso pode causar comoção nacional com a realização da Copa do Mundo em nosso território, por isso é necessário desenvolver este projeto, buscando compreender e desvendar como ele ajuda a explicar nossa identidade como nação, o significado da realização deste evento aqui no Brasil, que envolve sentimentos, críticas, mudanças na estrutura das cidades e estádios que sediarão os jogos da copa, assim como as possibilidades econômicas com esse advento. Aproveitando esse acontecimento para enriquecer e dar mais sentido às aulas, as crianças aprenderam um pouco sobre a cultura dos diferentes países participantes do mundial.
Na culminância do projeto as crianças dos anos iniciais participaram de uma competição na quadra. As turmas foram divididas em grupos representando diversos países que participaram ou estão participando do mundial.
A escola inteira foi decorada com adereços e
símbolos que se referem à Copa do Mundo de Futebol, incluindo o Fuleco, mascote
do evento. Os outros símbolos de copas anteriores foram lembrados.
Este projeto gerou um trabalho
interdisciplinar e excelentes temas motivadores para desenvolver os
conhecimentos e as competências curriculares, conhecer as várias etnias e
culturas, valorizá-las e respeitá-las, repudiar a discriminação baseada em
diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo. As aulas
sobre o tema puderam também envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se
fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a
necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os
envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre .
Serviu também para desenvolver em aula discussões sobre as causas da violência nos estádios
entre jogadores e torcidas e sugestões de como solucionar esse grave problema
social. E o principal, fazer com que os alunos entendam que o principal não é
ganhar, mas participar e temos que aceitar até a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
O tema da copa permitiu a abordagem de princípios
sobre Ética e cidadania e Meio ambiente: Observar
no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em
geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual,
sujeira). O tema é produtivo também em relação à pluralidade cultural: Observar
a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns
países que nós, brasileiros, herdamos. Entre as turmas maiores temas como
racismo, preconceito e discriminação foram abordados e discutidos formando conceitos e opiniões a partir de fatos que
estão ocorrendo durante o evento da copa do mundo. O tema serviu também para desenvolver
diversos objetivos: Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas, identificar
as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de diversos
países, conhecer a história das copas, identificar
alguns países e os dias que jogam.
A
Educação Física faz ligação direta com o torneio. As professoras enriqueceram a
vivência dos alunos explicando regras, técnicas e jogadas para que eles ele
apreciassem melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola. O
tema também foi ótimo para motivar os alunos a conhecer melhor os símbolos da
nossa pátria, o significado dos símbolos da nossa bandeira tão exposta em
tempos de copa e o Hino Nacional, sua letra, a organização da fila e posição
adequada para cantar o Hino Nacional.
Poucos assuntos provocam tantas discussões
acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos
coerentes e a expressar as ideias com mais clareza e confiança e deste modo é
ótimo para a construção de diversas produções textuais. Nas turmas de ensino
fundamental as crianças organizaram listas de nomes comuns no futebol, de nomes
próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol
na Copa, observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase
aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil.
Aproveitando o tema foi desenvolvido em sala de aula a leitura de noticiários diários e textos
jornalísticos.
O tema também é riquíssimo para as aulas de
matemática, pois oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar
esses dados, pois são muitos os números envolvidos numa competição: pontos,
gols, faltas, impedimentos. Serviu também para formular problemas com dados de
outras copas, quantas vezes o Brasil foi
campeão? Significado da palavra hexa (bem como penta, tetra, tri, bi-campeão).
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semifinal e final,
quantidade de jogadores num jogo de futebol, agenda da copa e análise do placar
dos jogos do Brasil e informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar
problemas.
Em
história e geografia, muito antes de se começar a falar em globalização, o
esporte ignorava fronteiras. A Copa também dá sentido ao mapa-múndi e a muitos
nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. A ocasião também pode
ser aproveitada para explicar a dinâmica do sistema capitalista ( a quantidade
de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos
ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de
produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como
mercadorias). O tema também permite reforçar o espírito patriótico e a discussão sobre o patriotismo que surge na
época da Copa, questionando porque ele
não se mantém vivo em outros momentos. Mãos de obra temporária que surge em
razão da copa, o respeito às demais seleções, curiosidades sobre a vida das
pessoas do país onde ocorre a Copa (usos e costumes) e as bandeiras dos países
que estão sediando a Copa foram temas de diferentes disciplinas. Nas aulas de
ciências foram desenvolvidos temas sobre a saúde: alimentação, prática de
esportes, o condicionamento físico, saúde mental, a necessidade de repouso, de
uma boa alimentação para os jogadores e desenvolver a consciência de que o fumo
e o álcool são incompatíveis com a prática de esportes.
A escola Joaquim Ribeiro está de parabéns pelo projeto e torce para o sucesso a nossa seleção!
Gostei desse blog , e gostaria de saber se vocês tem como me enviar a letra e música do hino da escola Joaquim Ribeiro, estou ensaiando umas músicas para tocar e cantar no final do ano só que não estou conseguindo encontrar a letra e música do hino. Desde já meus sinceros agradecimentos.
ResponderExcluirAtt. Nancy de O. Glese.