sábado, 16 de novembro de 2013

Ler e inspirar é nossa missão


Nossa escola foi contemplada com uma doação maravilhosa de 100 livros do projeto " Leia para uma criança" do Banco Itaú, livros da Biblioteca Itaú Criança, doados pela funcionária Maria de Fátima dos Santos, através de seus familiares funcionários do banco (irmã e filha Bárbara). Agradecemos a nossa funcionária da escola pelo seu grande exemplo de valorização da leitura ao doar este tesouro para a escola obtidos através do lindo projeto do Itaú: Leia para uma criança. Com isto está provado de que todos devem e podem participar do processo educativo, seja uma instituição, ou alguém da comunidade, esta missão não está limitada ao professor. 


A doação foi recebida com muita alegria pela profª Anna Paula da Sala de Leitura e pela profª Marcela Horta ( EI 20 e 1302) para fazer parte do acervo da sala de leitura da escola. 



Os livros terão um bom proveito para que nossos alunos possam desfrutar do prazer de ler e ouvir lindas histórias. Este projeto do Banco Itaú é uma iniciativa maravilhosa por sua contribuição para a educação e para o futuro de nossas crianças. 



A descrição abaixo foi tirada do próprio site do projeto e explica muito bem como ele funciona, seu objetivo e os resultados que podem ser obtidos.



Sua missão: ler e inspirar.
O Banco Itaú tem vários projetos sociais e um deles é para estimular a leitura entre as crianças. Todos os anos, o banco disponibiliza kits de livros infantis que podem ser solicitados no site do banco. Ler para uma criança é um gesto simples e muito importante. Por meio dele, contribuímos para a educação, a cultura e o lazer das crianças e ajudamos a mudar para melhor o futuro do Brasil. Para cuidar do presente e do futuro das crianças, dependemos de um importante personagem: VOCÊ. Portanto, leia para uma criança e incentive outros adultos a fazerem o mesmo. É por intermédio do adulto que a criança é introduzida no universo da linguagem escrita, tão importante para a sua formação crítica e seu desenvolvimento. Ler para uma criança contribui para sua educação e bem-estar. Esta é uma responsabilidade de todos nós. E pode acreditar: ler para uma criança é um ato capaz de provocar efeitos transformadores para a vida delas e a nossa. Quando você lê para uma criança, além de aproveitar bons momentos, contribui para sua educação e seu desenvolvimento integral:
·          Histórias podem mudar a história de uma criança. Crianças que ouvem a leitura de histórias e poesias aprendem melhor, desenvolvem sua percepção do mundo, a capacidade de se expressar e se comunicar com os outros.


·          Ler para uma criança contribui para a garantia de seus direitos.Quando um adulto lê para uma criança, oferece a ela o acesso à cultura, ao lazer e à educação. Além disso, a leitura aproxima o adulto e a criança, transmite-lhe acolhimento e segurança, fortalecendo seu vínculo afetivo.
·          As crianças de hoje educarão outras crianças amanhã. São 16 milhões de crianças e adolescentes de 0 a 5 anos que definirão o futuro do país daqui a 30 anos. Por isso, são importantes os modelos em que se espelham na infância: adultos que se importam com elas, que lhes transmitem valores, que contribuem para sua educação.
·          Você pode ser um grande leitor. Aventure-se e leia. Ao ouvir sua leitura, a criança vai se familiarizando com a linguagem, construindo seu vocabulário e ampliando sua capacidade de compreender o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário