terça-feira, 9 de julho de 2013

Eternamente Vinícius - O Baile


Dando continuidade à Homenagem a Vinícius de Moraes com as turmas do 5º  ano foi trabalhado o Projeto Eternamente Vinícius. As turmas pesquisaram e aprenderam sobre a vida e obra do autor, conheceram e estudaram várias obras literárias do poeta que foram trabalhadas em sala de aula através de atividades de interpretação de texto e fizeram várias produções de texto baseadas no que aprenderam. Vamos aprender um pouco sobre a vida e obra deste grande nome de nossa literatura.


Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes, ou Vinícius de Moraes, como é conhecido, nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913 e morreu em 9 de julho de 1980 também no Rio de Janeiro. 

Foi imortalizado com o carinhoso apelido de Poetinha que lhe teria sido atribuído por Tom Jobim outro grande ícone das artes que era muito amigo de Vinícius.


 Era um poeta essencialmente lírico e notabilizou-se pelos seus sonetos. Além de poeta, foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, compositor. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o Poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powel, joão Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra. 


Os alunos fizeram um vídeo com uma breve biografia do autor. A profª Catarina com as turmas 1601 e 1801 pesquisaram a vida de Vinícius, a época e seus costumes e elaboraram um baile caracterizado. As músicas e vídeos foram adquiridos através da internet pelo profº André (PI de Geografia e responsável pelo laboratório de informática.). A profª Anna Paula de Sala de Leitura auxiliou na busca de músicas, fotos para um PPS, vídeos, e decoração do auditório. O trabalho envolveu enfim todos os alunos e professores e por isto foi um sucesso!

Na culminância deste trabalho sobre a vida e obra de Vinicius de Moraes os alunos participaram de um grande e animado baile caracterizados com o figurino da época. O baile recebeu o mesmo nome do projeto “ETERNAMENTE VINÍCIUS” e foi um sucesso!



A profª Catharina que colaborou na organização e coordenação do projeto Eternamente Vinícius com seus alunos. 



O professor André, que é responsável pelo laboratório de geografia exibiu vários vídeos para os alunos sobre a vida e obra de Vinícius enriquecendo mais ainda o conhecimento dos alunos da riqueza que há na obra literária e musical de Vinícius. Nas aulas de geografia e história os alunos estudaram as características do Rio de Janeiro na época , os meios e costumes. Na foto ele aparece ao lado de seus queridos alunos artistas!







 A diretora Valéria fez questão de posar ao lado deste talentoso elenco da representação musical.



Nenhum comentário:

Postar um comentário