terça-feira, 9 de julho de 2013

Eternamente Vinícius - O Baile


Dando continuidade à Homenagem a Vinícius de Moraes com as turmas do 5º  ano foi trabalhado o Projeto Eternamente Vinícius. As turmas pesquisaram e aprenderam sobre a vida e obra do autor, conheceram e estudaram várias obras literárias do poeta que foram trabalhadas em sala de aula através de atividades de interpretação de texto e fizeram várias produções de texto baseadas no que aprenderam. Vamos aprender um pouco sobre a vida e obra deste grande nome de nossa literatura.


Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes, ou Vinícius de Moraes, como é conhecido, nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913 e morreu em 9 de julho de 1980 também no Rio de Janeiro. 

Foi imortalizado com o carinhoso apelido de Poetinha que lhe teria sido atribuído por Tom Jobim outro grande ícone das artes que era muito amigo de Vinícius.


 Era um poeta essencialmente lírico e notabilizou-se pelos seus sonetos. Além de poeta, foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, compositor. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o Poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powel, joão Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra. 


Os alunos fizeram um vídeo com uma breve biografia do autor. A profª Catarina com as turmas 1601 e 1801 pesquisaram a vida de Vinícius, a época e seus costumes e elaboraram um baile caracterizado. As músicas e vídeos foram adquiridos através da internet pelo profº André (PI de Geografia e responsável pelo laboratório de informática.). A profª Anna Paula de Sala de Leitura auxiliou na busca de músicas, fotos para um PPS, vídeos, e decoração do auditório. O trabalho envolveu enfim todos os alunos e professores e por isto foi um sucesso!

Na culminância deste trabalho sobre a vida e obra de Vinicius de Moraes os alunos participaram de um grande e animado baile caracterizados com o figurino da época. O baile recebeu o mesmo nome do projeto “ETERNAMENTE VINÍCIUS” e foi um sucesso!



A profª Catharina que colaborou na organização e coordenação do projeto Eternamente Vinícius com seus alunos. 



O professor André, que é responsável pelo laboratório de geografia exibiu vários vídeos para os alunos sobre a vida e obra de Vinícius enriquecendo mais ainda o conhecimento dos alunos da riqueza que há na obra literária e musical de Vinícius. Nas aulas de geografia e história os alunos estudaram as características do Rio de Janeiro na época , os meios e costumes. Na foto ele aparece ao lado de seus queridos alunos artistas!







 A diretora Valéria fez questão de posar ao lado deste talentoso elenco da representação musical.



Musical A arca de Noé - Nossa homenagem ao "Poetinha"


No dia 9 de julho de 1980 perdemos nosso querido "Poetinha" Vinícius de Moraes que tanta contribuição ofereceu para nossa literatura e artes em geral. Nesta ano em outubro comemoraremos o centenário de Vinícius.Para homenagearmos este grande poeta a escola trabalhou com todas as turmas desde o mês passado a vasta obra deste grande ícone da literatura. Do 1º ao 4º ano foram utilizados os poemas da coletânea “A Arca de Noé” para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, utilizando-as como intervenções pedagógicas, seguidas de orientações didáticas e objetivos a serem alcançados.


Essa escolha foi devido à grande contribuição dessa coletânea que reúne poemas infantis com caráter lúdico. A obra deu aos professores a oportunidade de estimular a comunicação oral por meio dos poemas, habilitando a criança a expressar desejos, necessidades, vontades, atitudes e principalmente sentimentos utilizando-se de gestos (mímicas), permitindo através da leitura dos poemas a “brincadeira” com as palavras. O CD da obra serviu como material de apoio.









O primeiro segmento apresentou as músicas da coletânea de poesias infantis Arca de Noé, trabalhado pelas professoras em sala de aula e nas atividades extraclasse pela profª de Educação Física Adriana, profª de Música Kassia e professora de Sala de Leitura Anna Paula através de músicas, brincadeiras, vídeos e ensaios. As apresentações foram internas para alunos e professores da escola. As crianças embora não estivessem caracterizadas apresentaram uma linda coreografia e interpretaram as poesias de forma musical demonstrando entusiasmo e sabendo toda a letra na ponta da língua.






Na apresentação da poesia A Casa foram usados colchonetes coloridos simbolizando uma casa montada pelos alunos que foi desmontando conforme a música até parecer com a Casa muito engraçada de Vinícius.










Foram produzidos também diversos murais expondo as produções dos alunos com o tema deste projeto. 

 Mural do EI:

 Mural do 1º ano:


 Mural do 2º ano:

Mural do 4º ano: 



Mural geral (diversas produções):



O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento além de explorar brincadeiras construtivas. A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais relevantes, como simplicidade formal e sonoridade.As contribuições do projeto A Arca de Noé sugerem para o professor significativas propostas de trabalho em sala de aula, permitindo que se envolva os alunos em situações de contínuas e significativas construções ao longo do desenvolvimento do projeto. O professor deve, através da leitura de histórias, instigar as crianças a exercitar a fantasia e a imaginação. Constatamos que através dessa coletânea os alunos internalizaram a importância da literatura em sua vida escolar e cotidiana, pois tiveram a oportunidade de vivenciar em seu dia-a-dia uma experiência com atividades lúdicas que irá contribuir nas suas próprias produções literárias. 

terça-feira, 2 de julho de 2013

Teatro de Fantoches - Projeto Jovens Talentos


O projeto Jovens Talentos está produzindo tantos frutos que já virou epidemia na escola entre alunos e professores mostrar o talento destas crianças e jovens que fazem e acontecem.  Através deste projeto os professores realizam atividades que estimulam inúmeras potencialidades de expressão oral e escrita, corporal, artística e desenvolvem múltiplas habilidades. Os alunos se divertem aprendendo e tendo a possibilidade de mostrar os seus dons. A experiência está sendo tão interessante para estes alunos que eles estão participando espontaneamente do projeto, mostrando que este serve de recurso também para desenvolver a autonomia e a integração ente os alunos. Um exemplo maravilhoso disto foi que alunas do 4º ano, da turma 1401 resolveram montar um Teatro de Fantoches sobre higiene bucal para as crianças da Educação Infantil.  As alunas Fernanda, Ana Clara Rangel, Suelen e Thainá elaboraram um roteiro sobre o assunto e montaram a peça de teatro de fantoches. A professora regente da Sala de Leitura orientou a montagem da peça e dirigiu as alunas, porque toda peça teatral precisa ter um diretor, rs...mas esta coordenação da prof.ª Anna Paula só se restringiu aos ensaios, porque as alunas foram tão talentosas em tudo que não precisou de muita intervenção da professora. Foram quatro personagens: dente limpo e brilhando, dente rachado, dente quebrado e doutor. Os alunos da Educação infantil vibraram com a apresentação e aprenderam muitas coisas sobre higiene bucal com as alunas. É maravilhoso ver esta troca, crianças interagindo com outras crianças menores, passando coisas que aprenderam e aprendendo desde cedo noções de cidadania, de colaboração, de atuação na comunidade em que vive ajudando e ensinando os amigos e mostrando o quanto é importante compartilhar conhecimento de forma lúdica e solidária. 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Copa das Confederações no Ensino de Geografia

Disputada a cada quatro anos, a Copa das Confederações é um grande torneio organizado pela Federação Internacional de Futebol, a FIFA. Esse evento pode ser considerado um aquecimento para a Copa do Mundo não só para as seleções que o disputarão, mas principalmente para o país que sediará o Mundial. Trata-se de uma espécie de avaliação da capacidade do país de receber um evento desse porte. A Copa das Confederações ocorre um ano antes da Copa do Mundo e é realizada pelo mesmo país-sede. Participam da competição oito seleções no total: as seis campeãs continentais, o campeão mundial e a seleção do país-sede. Ao ganhar a Copa América em 2007, o Brasil garantiu sua vaga na Copa das Confederações. Como a nossa seleção já ganhou esse torneio três vezes, consagrou-se como a que levou mais títulos para casa, seguida de França, Argentina, Dinamarca e México.

Este ano a Copa das Confederações está acontecendo de 15 a 30 de junho e na mídia brasileira não se fala de outro assunto, sendo o futebol a paixão de todos os brasileiros e assim também das crianças.





Devemos sempre incentivar a curiosidade dos estudantes e a Copa das Confederações merece destaque por ser um tema bastante discutido entre eles, pois possibilita que de forma dinâmica e interativa possam aprender como vivem outras nações.






Para tratar de forma interdisciplinar e muita criativa temáticas que vão além do esporte pesquisando e expondo em aulas temáticas a cultura dos países que disputarão o torneio o professor André de Geografia que também é responsável pelo Laboratório de informática com a turma 1801 orientou seus alunos para um Trabalho sobre a Copa das Confederações.





Este projeto teve como objetivo discutir os aspectos geográficos e sociais de cada país e teve como principal objetivo propor uma visão diferente da geografia, normalmente muita associada à memorização do conteúdo.






A disciplina pode ser mais interativa se soubermos mostrar como interfere diretamente no cotidiano das pessoas estudando os traços culturais de cada país, as manifestações culturais do nosso país, a valorização de nossa cultura, dos esportes, os traços culturais e aspectos geográficos e sociais dos estados e regiões onde os jogos estão sendo realizados em nosso país,




















Enfim, o tema oferece múltiplas possibilidades concretas e interessantes para ampliar a aprendizagem de nossos alunos e valores como a cidadania e a valorização de sua pátria e cultura.