terça-feira, 9 de julho de 2013

Musical A arca de Noé - Nossa homenagem ao "Poetinha"


No dia 9 de julho de 1980 perdemos nosso querido "Poetinha" Vinícius de Moraes que tanta contribuição ofereceu para nossa literatura e artes em geral. Nesta ano em outubro comemoraremos o centenário de Vinícius.Para homenagearmos este grande poeta a escola trabalhou com todas as turmas desde o mês passado a vasta obra deste grande ícone da literatura. Do 1º ao 4º ano foram utilizados os poemas da coletânea “A Arca de Noé” para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, utilizando-as como intervenções pedagógicas, seguidas de orientações didáticas e objetivos a serem alcançados.


Essa escolha foi devido à grande contribuição dessa coletânea que reúne poemas infantis com caráter lúdico. A obra deu aos professores a oportunidade de estimular a comunicação oral por meio dos poemas, habilitando a criança a expressar desejos, necessidades, vontades, atitudes e principalmente sentimentos utilizando-se de gestos (mímicas), permitindo através da leitura dos poemas a “brincadeira” com as palavras. O CD da obra serviu como material de apoio.









O primeiro segmento apresentou as músicas da coletânea de poesias infantis Arca de Noé, trabalhado pelas professoras em sala de aula e nas atividades extraclasse pela profª de Educação Física Adriana, profª de Música Kassia e professora de Sala de Leitura Anna Paula através de músicas, brincadeiras, vídeos e ensaios. As apresentações foram internas para alunos e professores da escola. As crianças embora não estivessem caracterizadas apresentaram uma linda coreografia e interpretaram as poesias de forma musical demonstrando entusiasmo e sabendo toda a letra na ponta da língua.






Na apresentação da poesia A Casa foram usados colchonetes coloridos simbolizando uma casa montada pelos alunos que foi desmontando conforme a música até parecer com a Casa muito engraçada de Vinícius.










Foram produzidos também diversos murais expondo as produções dos alunos com o tema deste projeto. 

 Mural do EI:

 Mural do 1º ano:


 Mural do 2º ano:

Mural do 4º ano: 



Mural geral (diversas produções):



O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento além de explorar brincadeiras construtivas. A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais relevantes, como simplicidade formal e sonoridade.As contribuições do projeto A Arca de Noé sugerem para o professor significativas propostas de trabalho em sala de aula, permitindo que se envolva os alunos em situações de contínuas e significativas construções ao longo do desenvolvimento do projeto. O professor deve, através da leitura de histórias, instigar as crianças a exercitar a fantasia e a imaginação. Constatamos que através dessa coletânea os alunos internalizaram a importância da literatura em sua vida escolar e cotidiana, pois tiveram a oportunidade de vivenciar em seu dia-a-dia uma experiência com atividades lúdicas que irá contribuir nas suas próprias produções literárias. 

terça-feira, 2 de julho de 2013

Teatro de Fantoches - Projeto Jovens Talentos


O projeto Jovens Talentos está produzindo tantos frutos que já virou epidemia na escola entre alunos e professores mostrar o talento destas crianças e jovens que fazem e acontecem.  Através deste projeto os professores realizam atividades que estimulam inúmeras potencialidades de expressão oral e escrita, corporal, artística e desenvolvem múltiplas habilidades. Os alunos se divertem aprendendo e tendo a possibilidade de mostrar os seus dons. A experiência está sendo tão interessante para estes alunos que eles estão participando espontaneamente do projeto, mostrando que este serve de recurso também para desenvolver a autonomia e a integração ente os alunos. Um exemplo maravilhoso disto foi que alunas do 4º ano, da turma 1401 resolveram montar um Teatro de Fantoches sobre higiene bucal para as crianças da Educação Infantil.  As alunas Fernanda, Ana Clara Rangel, Suelen e Thainá elaboraram um roteiro sobre o assunto e montaram a peça de teatro de fantoches. A professora regente da Sala de Leitura orientou a montagem da peça e dirigiu as alunas, porque toda peça teatral precisa ter um diretor, rs...mas esta coordenação da prof.ª Anna Paula só se restringiu aos ensaios, porque as alunas foram tão talentosas em tudo que não precisou de muita intervenção da professora. Foram quatro personagens: dente limpo e brilhando, dente rachado, dente quebrado e doutor. Os alunos da Educação infantil vibraram com a apresentação e aprenderam muitas coisas sobre higiene bucal com as alunas. É maravilhoso ver esta troca, crianças interagindo com outras crianças menores, passando coisas que aprenderam e aprendendo desde cedo noções de cidadania, de colaboração, de atuação na comunidade em que vive ajudando e ensinando os amigos e mostrando o quanto é importante compartilhar conhecimento de forma lúdica e solidária. 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Copa das Confederações no Ensino de Geografia

Disputada a cada quatro anos, a Copa das Confederações é um grande torneio organizado pela Federação Internacional de Futebol, a FIFA. Esse evento pode ser considerado um aquecimento para a Copa do Mundo não só para as seleções que o disputarão, mas principalmente para o país que sediará o Mundial. Trata-se de uma espécie de avaliação da capacidade do país de receber um evento desse porte. A Copa das Confederações ocorre um ano antes da Copa do Mundo e é realizada pelo mesmo país-sede. Participam da competição oito seleções no total: as seis campeãs continentais, o campeão mundial e a seleção do país-sede. Ao ganhar a Copa América em 2007, o Brasil garantiu sua vaga na Copa das Confederações. Como a nossa seleção já ganhou esse torneio três vezes, consagrou-se como a que levou mais títulos para casa, seguida de França, Argentina, Dinamarca e México.

Este ano a Copa das Confederações está acontecendo de 15 a 30 de junho e na mídia brasileira não se fala de outro assunto, sendo o futebol a paixão de todos os brasileiros e assim também das crianças.





Devemos sempre incentivar a curiosidade dos estudantes e a Copa das Confederações merece destaque por ser um tema bastante discutido entre eles, pois possibilita que de forma dinâmica e interativa possam aprender como vivem outras nações.






Para tratar de forma interdisciplinar e muita criativa temáticas que vão além do esporte pesquisando e expondo em aulas temáticas a cultura dos países que disputarão o torneio o professor André de Geografia que também é responsável pelo Laboratório de informática com a turma 1801 orientou seus alunos para um Trabalho sobre a Copa das Confederações.





Este projeto teve como objetivo discutir os aspectos geográficos e sociais de cada país e teve como principal objetivo propor uma visão diferente da geografia, normalmente muita associada à memorização do conteúdo.






A disciplina pode ser mais interativa se soubermos mostrar como interfere diretamente no cotidiano das pessoas estudando os traços culturais de cada país, as manifestações culturais do nosso país, a valorização de nossa cultura, dos esportes, os traços culturais e aspectos geográficos e sociais dos estados e regiões onde os jogos estão sendo realizados em nosso país,




















Enfim, o tema oferece múltiplas possibilidades concretas e interessantes para ampliar a aprendizagem de nossos alunos e valores como a cidadania e a valorização de sua pátria e cultura. 


Futebol Uma Paixão Nacional - Concurso de Desenho


Inspirado num programa que já existe para incentivar a descoberta de novos talentos (Projeto Jovens Talentos), a nossa escola resolveu investir também neste projeto para estimular a capacidade criativa de nossos alunos, o gosto pelas artes, o desenvolvimento de inúmeras potencialidades e ao mesmo tempo o incentivo ao civismo e à valorização da nossa cultura pois a primeira iniciativa deste projeto foi um concurso de desenho que teve como tema  “FUTEBOL UMA PAIXÃO NACIONAL” . O desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento e requer grande consideração no sentido de valorizar desde o início da vida da criança, considerando a bagagem que trás de casa, assim como seu próprio dia-a-dia. 



O aluno ao desenhar desenvolve a auto-expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros. 



É de ressaltar que o professor deve oferecer para seu aluno a maior diversificação possível de materiais, fornecendo suportes, técnicas, bem como desafios que venham favorecer o crescimento de seu aluno, além de ter consciência de que um ambiente estimulante depende desses fatores colocados, permitindo a exploração de novos conhecimentos.


 Enquanto mediador do conhecimento, o professor é essencial para incentivar o aluno, seja ele pelo caminho da arte ou por outra área do conhecimento, oferecendo os melhores suportes, de forma que venha a somar no crescimento e formação do mesmo. 

Valorizando a arte, ou seja, o desenho na escola, o professor estará levando o aluno a se interessar pelas produções que são realizadas por ele mesmo e por seus colegas, bem como por diversas obras consideradas artísticas a nível regional, nacional e internacional. 


Os trabalhos dos alunos passaram por uma comissão julgadora formada por seus colegas de toda a escola e os trabalhos mais votados foram expostos em um lindo mural.  


Os alunos não quiseram ser fotografados. Preferiram ocultar sua imagem para que não ofuscasse o brilho de suas obras,rs... coisas de artistas! 




A única que quis ser fotografada ao lado de sua obra de arte, que a propósito é linda como ela, foi a aluna Isabella da turma 1402 que tirou o 4º lugar. 


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ela é a dona de tudo, ela é a rainha do lar!

Revivendo bons momentos deste ano em nossa escola, registramos como foi linda a comemoração  do dia das mães no mês passado.  O dia das mães é uma data muito especial, talvez a mais especial de todas as datas comemorativas e no mês de maio, as mães dos nossos alunos foram presenteadas com lindas homenagens em que estiveram presentes todas as turmas. As homenagens comoveram pela simplicidade e beleza e pela alegria das crianças em homenagear aquelas que estão sempre presentes em suas vidas dando amor, carinho e acompanhando-os em todos os momentos.


As turmas sob a orientação de suas professoras ( que também são um pouco mãe de seus alunos) e da tia Anna Paula da Sala de Leitura , prepararam lindas produções para suas mães, presentes cujo maior valor está na criatividade e no amor com que foram feitos.



Os alunos cantaram para suas mães e avós formando um grande coral com direito até a coreografia coletiva. As mães ficaram super maravilhadas com a homenagem. A emoção tomou conta! Elas ficaram encantadas! A diretora Valéria fez questão de ficar junto a elas neste momento lindo!


Nossa diretora não se conteve de tanta alegria em vivenciar este momento de integração da família e escola.


Afinal  a palavra MÃE traduz um montão de coisa boa! 


Uma coisa é certa: há muitos tipos de mãe, mas todas têm o seu valor e merecem muito amor!