quinta-feira, 27 de junho de 2013

Copa das Confederações no Ensino de Geografia

Disputada a cada quatro anos, a Copa das Confederações é um grande torneio organizado pela Federação Internacional de Futebol, a FIFA. Esse evento pode ser considerado um aquecimento para a Copa do Mundo não só para as seleções que o disputarão, mas principalmente para o país que sediará o Mundial. Trata-se de uma espécie de avaliação da capacidade do país de receber um evento desse porte. A Copa das Confederações ocorre um ano antes da Copa do Mundo e é realizada pelo mesmo país-sede. Participam da competição oito seleções no total: as seis campeãs continentais, o campeão mundial e a seleção do país-sede. Ao ganhar a Copa América em 2007, o Brasil garantiu sua vaga na Copa das Confederações. Como a nossa seleção já ganhou esse torneio três vezes, consagrou-se como a que levou mais títulos para casa, seguida de França, Argentina, Dinamarca e México.

Este ano a Copa das Confederações está acontecendo de 15 a 30 de junho e na mídia brasileira não se fala de outro assunto, sendo o futebol a paixão de todos os brasileiros e assim também das crianças.





Devemos sempre incentivar a curiosidade dos estudantes e a Copa das Confederações merece destaque por ser um tema bastante discutido entre eles, pois possibilita que de forma dinâmica e interativa possam aprender como vivem outras nações.






Para tratar de forma interdisciplinar e muita criativa temáticas que vão além do esporte pesquisando e expondo em aulas temáticas a cultura dos países que disputarão o torneio o professor André de Geografia que também é responsável pelo Laboratório de informática com a turma 1801 orientou seus alunos para um Trabalho sobre a Copa das Confederações.





Este projeto teve como objetivo discutir os aspectos geográficos e sociais de cada país e teve como principal objetivo propor uma visão diferente da geografia, normalmente muita associada à memorização do conteúdo.






A disciplina pode ser mais interativa se soubermos mostrar como interfere diretamente no cotidiano das pessoas estudando os traços culturais de cada país, as manifestações culturais do nosso país, a valorização de nossa cultura, dos esportes, os traços culturais e aspectos geográficos e sociais dos estados e regiões onde os jogos estão sendo realizados em nosso país,




















Enfim, o tema oferece múltiplas possibilidades concretas e interessantes para ampliar a aprendizagem de nossos alunos e valores como a cidadania e a valorização de sua pátria e cultura. 


Futebol Uma Paixão Nacional - Concurso de Desenho


Inspirado num programa que já existe para incentivar a descoberta de novos talentos (Projeto Jovens Talentos), a nossa escola resolveu investir também neste projeto para estimular a capacidade criativa de nossos alunos, o gosto pelas artes, o desenvolvimento de inúmeras potencialidades e ao mesmo tempo o incentivo ao civismo e à valorização da nossa cultura pois a primeira iniciativa deste projeto foi um concurso de desenho que teve como tema  “FUTEBOL UMA PAIXÃO NACIONAL” . O desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento e requer grande consideração no sentido de valorizar desde o início da vida da criança, considerando a bagagem que trás de casa, assim como seu próprio dia-a-dia. 



O aluno ao desenhar desenvolve a auto-expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros. 



É de ressaltar que o professor deve oferecer para seu aluno a maior diversificação possível de materiais, fornecendo suportes, técnicas, bem como desafios que venham favorecer o crescimento de seu aluno, além de ter consciência de que um ambiente estimulante depende desses fatores colocados, permitindo a exploração de novos conhecimentos.


 Enquanto mediador do conhecimento, o professor é essencial para incentivar o aluno, seja ele pelo caminho da arte ou por outra área do conhecimento, oferecendo os melhores suportes, de forma que venha a somar no crescimento e formação do mesmo. 

Valorizando a arte, ou seja, o desenho na escola, o professor estará levando o aluno a se interessar pelas produções que são realizadas por ele mesmo e por seus colegas, bem como por diversas obras consideradas artísticas a nível regional, nacional e internacional. 


Os trabalhos dos alunos passaram por uma comissão julgadora formada por seus colegas de toda a escola e os trabalhos mais votados foram expostos em um lindo mural.  


Os alunos não quiseram ser fotografados. Preferiram ocultar sua imagem para que não ofuscasse o brilho de suas obras,rs... coisas de artistas! 




A única que quis ser fotografada ao lado de sua obra de arte, que a propósito é linda como ela, foi a aluna Isabella da turma 1402 que tirou o 4º lugar. 


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ela é a dona de tudo, ela é a rainha do lar!

Revivendo bons momentos deste ano em nossa escola, registramos como foi linda a comemoração  do dia das mães no mês passado.  O dia das mães é uma data muito especial, talvez a mais especial de todas as datas comemorativas e no mês de maio, as mães dos nossos alunos foram presenteadas com lindas homenagens em que estiveram presentes todas as turmas. As homenagens comoveram pela simplicidade e beleza e pela alegria das crianças em homenagear aquelas que estão sempre presentes em suas vidas dando amor, carinho e acompanhando-os em todos os momentos.


As turmas sob a orientação de suas professoras ( que também são um pouco mãe de seus alunos) e da tia Anna Paula da Sala de Leitura , prepararam lindas produções para suas mães, presentes cujo maior valor está na criatividade e no amor com que foram feitos.



Os alunos cantaram para suas mães e avós formando um grande coral com direito até a coreografia coletiva. As mães ficaram super maravilhadas com a homenagem. A emoção tomou conta! Elas ficaram encantadas! A diretora Valéria fez questão de ficar junto a elas neste momento lindo!


Nossa diretora não se conteve de tanta alegria em vivenciar este momento de integração da família e escola.


Afinal  a palavra MÃE traduz um montão de coisa boa! 


Uma coisa é certa: há muitos tipos de mãe, mas todas têm o seu valor e merecem muito amor!


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Passeio ao Planetário de Santa Cruz





Os alunos das turmas 1301 e 1302 fizeram um passeio ao Planetário da Gávea junto com suas professoras. Ao chegar ao lugar, aconteceu um imprevisto desagradável: por causa de um contratempo, o planetário não estava funcionando no dia. Quem disse que a JR dá bola para o azar? Isto não faz parte do vocabulário das nossas brilhantes professoras. O que poderia ser uma experiência frustrante virou uma excelente oportunidade de diversão e aprendizagem. As crianças aproveitaram o cenário bucólico das imediações do planetário e brincaram com suas professoras, aprenderam um pouco sobre o lugar, fizeram um lanche ao ar livre e se divertiram muito. E desde cedo aprenderam o que é versatilidade e adaptação a situações imprevistas, pois independente das coisas nem sempre saírem como planejamos, sempre podemos achar algo positivo em cada ação ou momento. Basta querer! Os alunos ganharam com isto conhecendo a Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, constataram a diversidade do clima e topografia do lugar e os contrastes em relação à área em que vivem e tiveram com isto uma oportunidade de lazer e conhecimento super dinâmica e interessante. Mas a proposta do passeio ao Planetário continua de pé e será agendada nova data para que finalmente possam conhecer o lugar.

 O transporte das crianças foi feito em um confortável ônibus de viagem onde elas puderam viajar com conforto e segurança. foto tirada momentos antes da saída do ônibus.

 Na chegada ao local é feita uma chamada onde as professoras conferem os alunos e são divididos os grupos para serem acompanhados por colaboradores entre estes responsáveis dos alunos.


 As crianças puderam brincar bastante  aproveitar a paisagem deslumbrante cheia de verde e ar puro.


 Foi realmente um passeio muito divertido apesar do local estar fechado!


Combinação de estilo e elegância da secretária escolar

Quem trabalha com alegria e gosta do que faz expressa em suas ações e até na forma de se apresentar. O bom profissional “veste a camisa” do local em que trabalha e quando este lugar é uma escola, quando se sabe que trabalhamos para formar os cidadãos do futuro, nossa responsabilidade e amor naquilo que fazemos tem que ser ainda maior e tem que ser expresso por dentro e por fora.A equipe da Joaquim Ribeiro é toda assim. É formada por profissionais maravilhosos que gostam e acreditam no valor da educação para a sociedade. 


Um dos exemplos é a nossa secretária escolar que literalmente, vestiu a camisa da escola...camisa?! Camisa que nada! Ela tomou a iniciativa de criar e adotar como uniforme um vestido lindo, com o logotipo da escola e a identificação da sua função. O novo uniforme foi feito por Francisca que faz verdadeiras obras de arte na costura e também é funcionária da escola. O uniforme da nossa secretária Alessandra ficou muito lindo! Parabéns!

METRO RIO e a ONG Defensores da Terra

O Centro de Estudos integral foi enriquecido com uma palestra de funcionários do Metrô Rio em parceria com a ONG Defensores da Terra. Este grupo desenvolve o programa sustentável Ecologia em Ação, nas escolas municipais de comunidades próximas às estações. O programa é desenvolvido sob a forma de oficinas e programas de educação ambiental nas comunidades do entorno das estações. 


O projeto é pautado em três eixos de atuação: cultura, meio ambiente e educação e o principal tema abordado nas aulas é o reaproveitamento de materiais. São ministradas oficinas de sucata, artesanato, reciclagem, entre outras. Aproximadamente 4,5 mil alunos já participaram das atividades e aprenderam na prática formas simples de colaborar, tanto na escola como em casa, em prol do meio ambiente. A responsabilidade socioambiental é um dos dez Valores defendidos pelo Metrô Rio, que busca com isto oferecer ações importantes para a qualidade de vida no Rio de Janeiro. 


Durante a palestra, os professores ouviram várias sugestões de atividades e propostas sobre como sensibilizar os alunos e pessoas da comunidade quanto à importância da preservação ambiental. Entre os temas principais podemos destacar a sustentabilidade, a coleta seletiva, a reciclagem e reflexões sobre o consumo consciente dos recursos naturais. A partir do desenvolvimento destes temas iremos exibir em nosso blog futuramente as produções dos nossos alunos.


Revivendo bons momentos- A Páscoa


A comemoração da Páscoa foi feita no final do mês de março, mas como só agora obtivemos as fotos do evento,não poderíamos deixar de compartilhar com vocês que acompanham o nosso blog. Independente de credo ou religião, a Páscoa é sempre um momento muito importante de congraçamento entre pessoas e povos, pois comemora o milagre da ressurreição, simboliza a passagem da vida para a morte, mudança, renovação, deixar tudo que é negativo para trás, praticar a solidariedade, ter esperança num mundo melhor cheio de energias e coisas boas.Páscoa é dizer “sim” ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.

Tia Daniele do EI-21 como sempre caracterizada de acordo com cada evento, caprichou no figurino. Seus alunos também estavam lindos. 



As crianças do EI-21 fizeram vários trabalhinhos sobre a Páscoa e houve até uma apresentação para os pais.




O 5º ano fez uma apresentação para toda a escola sob a orientação da prof.ª de sala de Leitura Anna Paula Carriço e todos os alunos da escola cantaram músicas da Páscoa formando um lindo e emocionante coral da JR.



 Os alunos tiveram contato também com as noções culturais que envolvem os festejos da Páscoa.

 
Como sempre o evento foi um sucesso e teve a participação de toda a escola.