segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dona Vírgula e Seus Problemas

É uma felicidade e produz uma satisfação imensurável quando vemos que todo um trabalho de incentivo à formação de leitores e escritores produz frutos. O aluno quando é estimulado tem potencial e criatividade suficiente para desenvolver trabalhos belíssimos e criar verdadeiras obras literárias e artísticas. Nossa aluna Adrielle promete! Ela escreve muito bem, usa a coesão e coerência, tem criatividade e pode se tornar uma grande escritora de livros infantis ou outros gêneros.

DONA VÍRGULA E SEUS PROBLEMAS
Em uma floresta bem distante morava uma vírgula chamada “Brigite” que morava em uma casa pequenina. Lá viviam seu marido Ricardão Reticências (...) e seus filhos, o Carlos Travessão (-), Maria Ponto e Vírgula (;), Luan Exclamação (!) e Davi Interrogação (?).
Seus filhos e seu marido eram muito “de bem com a vida”, só ela vivia com muitos problemas. Não conseguia parar, dividir e muito menos fazer a diferença das frases e ainda cuidava da sua cachorrinha Ponto Final (.).
A sua amiga, Dois Pontos (:), a ajudava muito e Dona Vírgula como sempre se estressava à toa, vivia discutindo, gritando. Coitada dela! Cheia de problemas.
Em um dia radiante de sol, Dona Vírgula foi fazer compras sozinha. De repente, encontra uma senhora que pede para ler sua mão. A senhora fala que deve se acalmar mais, descansar, sair e se divertir. Daí em diante ela segue os conselhos dessa senhora e se “dá bem”.
Agora ela é uma pontuação mais doce, legal e divertida. Conheceu vários amigos (pontuações), e viajando pelo mundo das palavras, hoje todo mundo gosta dela.

Autora: Aluna Adrielle
Turma : 1602

Parabéns Adrielle! Que você desenvolva e aprimore este dom e que possa nos orgulhar ainda mais com sua criatividade e habilidade de escrita!

Temos o remédio certo para o seu problema

     Hoje em dia devido às tribulações da vida e aos problemas gerados pelo cotidiano as pessoas acabam adoecendo e muitas vezes nem entendem o porquê. A correria do dia a dia, a agitação por causa do trabalho, dos estudos, falta de tempo, falta de dinheiro, violência, discórdia, o desamor, a ansiedade, fazem com que adoeçamos sem nem entender o porquê.   As pessoas se enchem de remédios e não ficam curadas. Porque na verdade é preciso uma cura interior.  Cultivar bons pensamentos, praticar o amor, a solidariedade, os bons sentimentos, absorver bons princípios e assimilar valores de uma vida saudável, cheia de positividade.
Se você sofre de depressão,desânimo, inquietação, está passando por situações adversas e está sem coragem pra enfrentar a vida, podemos indicar um remédio eficaz para seu tipo de problema na FARMÁCIA BEM ESTAR. 

        






 


A professora Catharina aproveitou este tema para uma boa reflexão com seus alunos fazendo-os pensar que remédios maravilhosos são estes, que nós mesmos podemos fabricar e que todos podem usar e abusar, sem efeitos colaterais prejudiciais à saúde. Onde estão estes remédios, como consegui-los? E descobriram que todo mundo sabe a fórmula e que tais remédios fazem muito bem ao paciente e mais ainda a quem os doa para o próximo. Quanto mais se ajuda compartilhando estes bons sentimentos mais saudáveis ficamos e transformamos mais pessoas em seres saudáveis e felizes.

Além da reflexão que este trabalho proporcionou, os alunos puderam aprender a confeccionar embalagens: caixas  e lindos potinhos feitos com vidros de comidinha de bebê numa interessante oficina de artesanato.




quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Maratona de Histórias - Deu a Louca no Conto de Fadas



No dia 31 de outubro aconteceu a culminância da Maratona de Histórias que foi fechada com chave de ouro com uma peça de teatro interpretada por alunos da manhã e da tarde cada um no seu turno. O elenco foi formado por alunos do Mais Educação. A peça é uma adaptação da peça original do mesmo nome e foi uma colaboração conjunta da Coordenadora do Projeto Mais Educação Sheila, da Prof.ª Elaine (oficina de matemática), Prof.ª Jéssica (oficina de Português) e da Prof. Anna Paula Carriço, Prof.ª Regente da Sala de Leitura.








Palmas para o elenco da peça e para os organizadores!




O público compareceu em peso e ficou muito satisfeito com as exibições teatrais. Cultura e diversão com teatro de graça e na escola feito "por" e "para" os alunos é tudo de bom!

Cartaz da entrada do teatro, digo, auditório,rs...


A PLATÉIA


Maratona de Histórias- Qual o sabor da leitura?


A Maratona de Histórias em nossa escola foi desenvolvida de 23 a 31 de outubro. A primeira parte foi a de narração de histórias feita com diferentes formas e recursos: Contação de histórias, História Cantada e Livro digital.
A contação de histórias foi feita em etapas pelo Prof.º Ari de Educação Física e por alunos do 6º ao 9º ano. Os livros escolhidos foram A CASA SONOLENTA E OBAX.

A CASA SONOLENTA

As contadoras de histórias se sairam muito bem!




OBAX

Obax conta a história de uma menina que vive nas savanas africanas e experimenta diversas aventuras que na verdade só acontecem na sua imaginação. O livro é rico em cores e estampas que refletem a alegria do povo africano que é refletido em suas roupas e costumes e em sua forma de encarar a vida.







A 2ª  parte foi a História Cantada desenvolvida pela prof.ª de Sala de Leitura Anna Paula Carriço. A história escolhida foi A LINDA ROSA JUVENIL.

A 3ª parte desta etapa da Maratona foi a leitura do livro digital.
"As possibilidades do livro digital são muito mais vastas do que a do livro de papel, pois com ele é possível ter acesso aos livros estrangeiros muito mais rápido que antes, já que não será preciso esperar que ele chegue até nós por qualquer tipo de transporte o que aumenta o leque de opções na hora de escolher as obras. No livro digital o leitor pode interagir com o tema e a partir do uso das tecnologias é possível enviar e receber obras na velocidade do clique de um mouse".

Os livros fazem parte do site :

Este site é de Portugal e embora seja narrado na mesma língua que a nossa, as crianças puderam ter contato com sotaques e dialetos diferentes da nossa própria língua e tiveram que exercitar a atenção e habilidades de compreensão de texto e gostaram muito da experiência. Os livros escolhidos foram:

A PRINCESA MALCRIADA, O GATO E A JOANINHA VAIDOSA


A platéia foi formada por todos os alunos da escola que foram convidados a ouvir as histórias, duas turmas por vez no auditório. Todos ficaram muito satisfeitos! Na porta do auditório havia uma pergunta sobre o que iriam descobrir lá dentro:






LER É TUDO DE BOM! LEITURA TEM SABOR DE AVENTURA, É VIAGEM NO TEMPO E NO ESPAÇO SEM PRECISAR SAIR DO LUGAR!


Produção de textos e Formação de Leitores

Neste mês passado foram feitos vários trabalhos de produção de texto e formação de leitores desenvolvidos pela Sala de Leitura. Nosso blog registrou alguns deles para compartilhar com vocês:

NO MEU CABELO TEM...


Os alunos do 3º ano apreciaram o livro ilustrado Cabelo Doido que fala sobre um emaranhado de cabelo onde acontecem as mais diversas aventuras envolvendo piratas, cavalos, papagaios, balões e outras coisas que fascinam a menina que ouve essas histórias.

Era uma vez um cabelo muito diferente. Não porque tinha uma cor engraçada como verde ou roxo. Essa cabeleira era não igual a nenhuma outra porque era mágica! Nela viviam tigres, leões, gorilas, cacatuas e borboletas coloridas. Cabia até uma menina. Se você não acredita, basta ler “Cabelo Doido”, da editora Rocco.O livro conta a história por meio de rimas e é cheio de ilustrações muito legais, com desenhos e cores tão malucos quanto muitos penteados por aí. Ele foi escrito e ilustrado por Neil Gaiman e Dave McKean, dois autores muito importantes do mundo das HQs.
Tudo começa quando uma menina chamada Bonnie encontra um homem com cabelos que ela nunca tinha visto antes. Cheia de curiosidade, ela pergunta ao moço: "que cabelo doido é esse?”


Ele fica um pouco triste com a pergunta, mas conta a Bonnie todas as coisas que acontecem naquela cabeleira. O moço diz que desde que ele era muito pequeno, seu cabelo é assim. E que pássaros fazem ninho, caçadores e exporadores desaparecem, tem música e dançarinos e pessoas passeiam de balão por ele. Tem até navio pirata nesse doido cabelão!
Então Bonnie tem uma ideia: que tal passar um pente nesse cabelo para ver se as coisas ficam um pouco mais “normais”? O homem conta à menina que já tentou fazer isso, mas escovas e pentes acabam devorados pelos bichos que moram na cabeleira.
Meio sem querer, ele concorda com a ideia da menina. E Bonnie lavou, esfregou, enxugou e penteou aquele cabelo doido. De repente, veio um barulho de dentro da cabeleira e uma mão puxou Bonnie lá para dentro! E agora, o que será que aconteceu com ela nesse cabelo doido?


As crianças do 3º ano foram convidadas a escrever tudo que poderia estar no seu cabelo caso ele fosse um cabelo doido como da história do livro. A imaginação correu solta como vocês podem ver:



Outro trabalho muito legal foi baseado no livro como Reconhecer um Monstro.
Você já desconfiou de alguém que pudesse ser um monstro? Este livro o ajudará a descobrir se você deve correr ou não...

Depois da leitura do livro os alunos deram asas à imaginação:

 O resultado é que deu origem a vários trabalhos lindos!


Outros trabalhos: