segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O Gatinho Perdido - Contação de história

  
Uma das grandes missões do educador é despertar na criança o gosto pela leitura mesmo quando a criança ainda não é alfabetizada. Um dos melhores recursos para ter sucesso nesta empreitada e formar grandes pequenos leitores é a contação de história. Quando feita de forma lúdica e prazerosa, instigamos as crianças para que apreciem a leitura e se sintam incentivadas a viajar no mundo da leitura.
    Embora um aluno da pré-escola não esteja preparado para ler uma história inteira é capaz de usar as habilidades de leitura.A professora regente de Sala de Leitura Anna Paula Carriço consciente da importância de desenvolver nas crianças tais habilidades de leitura que servirão para aprendizagens futuras como atenção, interpretação e demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos entre tantas outras que podem ser desenvolvidas e exploradas, promoveu uma interessante atividade.
    O livro escolhido foi O gatinho perdido de Therezinha Casasanta. O livro trata de temas como: HONESTIDADE; VIDA URBANA; ANIMAL DE ESTIMAÇÃO; ATIVIDADES PROFISSIONAIS.

    Sinopse do livro: Leninha estava chegando da escola quando viu um gatinho perdido. Queria ficar com ele, mas a sua mãe lhe disse que o gato não era seu. Era preciso devolver, porque não se pode ficar com aquilo que pertence aos outros. A menina saiu em busca do verdadeiro dono do gato: perguntou aqui, ali e acolá, mas ninguém sabia de nada até que encontra o dono do gatinho. Após uma grande aventura, Leninha teve uma ótima surpresa no final da história, pois ganha o bichinho de presente.
    A prof.ª Anna Paula desenvolveu a atividade de contação de história com o EI-21. Ela contou a história, depois os alunos confeccionaram os gatinhos ( as partes já estavam previamente cortadas. Os alunos montaram os gatinhos e colaram palito spara fazer fantoches. Em seguida, como na história,cada aluno escondeu o gatinho na sala para outros alunos encontrarem. Cada aluno saiu com um gatinho para cuidar.