quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Joaquim Ribeiro no RIOEDUCA!

Ficou maravilhosa a postagem de 21/08/2013 no site do RIOEDUCA divulgando o trabalho da nossa escola. Entrem no site e façam um comentário prestigiando o trabalho da escola. Para ver é só acessar o link:

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3717

Parabéns para toda equipe da E.M. Joaquim Ribeiro, para a diretora Valéria, para a regente de Sala de Leitura Anna Paula Carriço que realiza atividades belíssimas, para a profª Catharina, para o prof. André, os alunos e toda a equipe de professores e funcionários da escola que colaboram para o sucesso das atividades e para o desenvolvimento dos alunos com carinho e dedicação a despeito de todas as dificuldades. Parabéns também para a profª Elidia Correia pela belíssima postagem e por acompanhar o trabalho das escolas e expô-los com tanto carinho! 

Quarta-feira, 21/08/2013

Eternamente Vinícius - O Baile

Tags: 3ªcre, blogdasescolas.

Vinícius de Moraes está sendo homenageado por muitas escolas da Rede
 no seu centenário e a Escola Municipal Joaquim Ribeiro fez essa homenagem
 de uma forma muito divertida.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Aprendendo com doçura é mais gostoso!

Este ano na nossa escola não houve festa junina nem julina, mas a tradição dos festejos que é uma marca do nosso folclore não foi esquecida. As professoras fizeram lanches julinos e estudaram sobre as diferentes comemorações dos festejos típicos que ocorrem geralmente nos meses de junho e julho. Se a princípio estas festas eram para comemorar os santos católicos: São Pedro, São João e Santo Antonio, hoje em dia as festas não tem mais este cunho religioso e fazem alusão à cultura nordestina, suas danças e sua culinária. 

Este tipo de aula de culinária, que mais parece um momento de brincadeira é na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem. Começa com a elaboração da receita, passa pelo preparo e chega até a degustação, parte mais esperada.

As aulas de culinária possibilitam que os professores trabalhem de forma contextualizada a preparação de uma receita - da importância da higiene ao valor nutritivo dos alimentos.

Por meio das receitas e dos rótulos das embalagens, as crianças melhoram a leitura, a capacidade de interpretação e aprimoram o vocabulário.




Outra vantagem é que uma aulinha de culinária ajuda a criança a desenvolver conceitos mentais de soma, subtração, divisão e multiplicação e jogos de estimativa e trabalha unidades de medidas (quantidade, tempo, temperatura, massa, entre outros) mesmo nas séries iniciais.

A utilização dos mais variados ingredientes ajuda ainda a conhecer a origem dos alimentos, os estados físicos de cada um deles e a diferença entre material orgânico e não-orgânico. 


Os alunos da turma amaram esta aula diferente. Ajudaram a preparar os lanches, cuscuz e brigadeiro. Depois acompanharam o registro da receita do brigadeiro e do cuscuz feito pela professora e lido junto com eles.




As medidas usadas para o preparo dos doces também não foram esquecidas, pois ficaram registradas no mural da turma. 


O cuscuz ficou uma delícia e foi colocado nos copinhos com lindas colherinhas coloridas e tudo foi arrumado pelas crianças. 



A sala foi decorada para o dia do lanche com um lindo mural com caipiras pintados e recortados pelas crianças. 


Este lanche foi mesmo um sucesso!