quinta-feira, 27 de junho de 2013

Copa das Confederações no Ensino de Geografia

Disputada a cada quatro anos, a Copa das Confederações é um grande torneio organizado pela Federação Internacional de Futebol, a FIFA. Esse evento pode ser considerado um aquecimento para a Copa do Mundo não só para as seleções que o disputarão, mas principalmente para o país que sediará o Mundial. Trata-se de uma espécie de avaliação da capacidade do país de receber um evento desse porte. A Copa das Confederações ocorre um ano antes da Copa do Mundo e é realizada pelo mesmo país-sede. Participam da competição oito seleções no total: as seis campeãs continentais, o campeão mundial e a seleção do país-sede. Ao ganhar a Copa América em 2007, o Brasil garantiu sua vaga na Copa das Confederações. Como a nossa seleção já ganhou esse torneio três vezes, consagrou-se como a que levou mais títulos para casa, seguida de França, Argentina, Dinamarca e México.

Este ano a Copa das Confederações está acontecendo de 15 a 30 de junho e na mídia brasileira não se fala de outro assunto, sendo o futebol a paixão de todos os brasileiros e assim também das crianças.





Devemos sempre incentivar a curiosidade dos estudantes e a Copa das Confederações merece destaque por ser um tema bastante discutido entre eles, pois possibilita que de forma dinâmica e interativa possam aprender como vivem outras nações.






Para tratar de forma interdisciplinar e muita criativa temáticas que vão além do esporte pesquisando e expondo em aulas temáticas a cultura dos países que disputarão o torneio o professor André de Geografia que também é responsável pelo Laboratório de informática com a turma 1801 orientou seus alunos para um Trabalho sobre a Copa das Confederações.





Este projeto teve como objetivo discutir os aspectos geográficos e sociais de cada país e teve como principal objetivo propor uma visão diferente da geografia, normalmente muita associada à memorização do conteúdo.






A disciplina pode ser mais interativa se soubermos mostrar como interfere diretamente no cotidiano das pessoas estudando os traços culturais de cada país, as manifestações culturais do nosso país, a valorização de nossa cultura, dos esportes, os traços culturais e aspectos geográficos e sociais dos estados e regiões onde os jogos estão sendo realizados em nosso país,




















Enfim, o tema oferece múltiplas possibilidades concretas e interessantes para ampliar a aprendizagem de nossos alunos e valores como a cidadania e a valorização de sua pátria e cultura. 


Futebol Uma Paixão Nacional - Concurso de Desenho


Inspirado num programa que já existe para incentivar a descoberta de novos talentos (Projeto Jovens Talentos), a nossa escola resolveu investir também neste projeto para estimular a capacidade criativa de nossos alunos, o gosto pelas artes, o desenvolvimento de inúmeras potencialidades e ao mesmo tempo o incentivo ao civismo e à valorização da nossa cultura pois a primeira iniciativa deste projeto foi um concurso de desenho que teve como tema  “FUTEBOL UMA PAIXÃO NACIONAL” . O desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento e requer grande consideração no sentido de valorizar desde o início da vida da criança, considerando a bagagem que trás de casa, assim como seu próprio dia-a-dia. 



O aluno ao desenhar desenvolve a auto-expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros. 



É de ressaltar que o professor deve oferecer para seu aluno a maior diversificação possível de materiais, fornecendo suportes, técnicas, bem como desafios que venham favorecer o crescimento de seu aluno, além de ter consciência de que um ambiente estimulante depende desses fatores colocados, permitindo a exploração de novos conhecimentos.


 Enquanto mediador do conhecimento, o professor é essencial para incentivar o aluno, seja ele pelo caminho da arte ou por outra área do conhecimento, oferecendo os melhores suportes, de forma que venha a somar no crescimento e formação do mesmo. 

Valorizando a arte, ou seja, o desenho na escola, o professor estará levando o aluno a se interessar pelas produções que são realizadas por ele mesmo e por seus colegas, bem como por diversas obras consideradas artísticas a nível regional, nacional e internacional. 


Os trabalhos dos alunos passaram por uma comissão julgadora formada por seus colegas de toda a escola e os trabalhos mais votados foram expostos em um lindo mural.  


Os alunos não quiseram ser fotografados. Preferiram ocultar sua imagem para que não ofuscasse o brilho de suas obras,rs... coisas de artistas! 




A única que quis ser fotografada ao lado de sua obra de arte, que a propósito é linda como ela, foi a aluna Isabella da turma 1402 que tirou o 4º lugar. 


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ela é a dona de tudo, ela é a rainha do lar!

Revivendo bons momentos deste ano em nossa escola, registramos como foi linda a comemoração  do dia das mães no mês passado.  O dia das mães é uma data muito especial, talvez a mais especial de todas as datas comemorativas e no mês de maio, as mães dos nossos alunos foram presenteadas com lindas homenagens em que estiveram presentes todas as turmas. As homenagens comoveram pela simplicidade e beleza e pela alegria das crianças em homenagear aquelas que estão sempre presentes em suas vidas dando amor, carinho e acompanhando-os em todos os momentos.


As turmas sob a orientação de suas professoras ( que também são um pouco mãe de seus alunos) e da tia Anna Paula da Sala de Leitura , prepararam lindas produções para suas mães, presentes cujo maior valor está na criatividade e no amor com que foram feitos.



Os alunos cantaram para suas mães e avós formando um grande coral com direito até a coreografia coletiva. As mães ficaram super maravilhadas com a homenagem. A emoção tomou conta! Elas ficaram encantadas! A diretora Valéria fez questão de ficar junto a elas neste momento lindo!


Nossa diretora não se conteve de tanta alegria em vivenciar este momento de integração da família e escola.


Afinal  a palavra MÃE traduz um montão de coisa boa! 


Uma coisa é certa: há muitos tipos de mãe, mas todas têm o seu valor e merecem muito amor!