quinta-feira, 2 de maio de 2013

Passeio ao Planetário de Santa Cruz





Os alunos das turmas 1301 e 1302 fizeram um passeio ao Planetário da Gávea junto com suas professoras. Ao chegar ao lugar, aconteceu um imprevisto desagradável: por causa de um contratempo, o planetário não estava funcionando no dia. Quem disse que a JR dá bola para o azar? Isto não faz parte do vocabulário das nossas brilhantes professoras. O que poderia ser uma experiência frustrante virou uma excelente oportunidade de diversão e aprendizagem. As crianças aproveitaram o cenário bucólico das imediações do planetário e brincaram com suas professoras, aprenderam um pouco sobre o lugar, fizeram um lanche ao ar livre e se divertiram muito. E desde cedo aprenderam o que é versatilidade e adaptação a situações imprevistas, pois independente das coisas nem sempre saírem como planejamos, sempre podemos achar algo positivo em cada ação ou momento. Basta querer! Os alunos ganharam com isto conhecendo a Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, constataram a diversidade do clima e topografia do lugar e os contrastes em relação à área em que vivem e tiveram com isto uma oportunidade de lazer e conhecimento super dinâmica e interessante. Mas a proposta do passeio ao Planetário continua de pé e será agendada nova data para que finalmente possam conhecer o lugar.

 O transporte das crianças foi feito em um confortável ônibus de viagem onde elas puderam viajar com conforto e segurança. foto tirada momentos antes da saída do ônibus.

 Na chegada ao local é feita uma chamada onde as professoras conferem os alunos e são divididos os grupos para serem acompanhados por colaboradores entre estes responsáveis dos alunos.


 As crianças puderam brincar bastante  aproveitar a paisagem deslumbrante cheia de verde e ar puro.


 Foi realmente um passeio muito divertido apesar do local estar fechado!


Combinação de estilo e elegância da secretária escolar

Quem trabalha com alegria e gosta do que faz expressa em suas ações e até na forma de se apresentar. O bom profissional “veste a camisa” do local em que trabalha e quando este lugar é uma escola, quando se sabe que trabalhamos para formar os cidadãos do futuro, nossa responsabilidade e amor naquilo que fazemos tem que ser ainda maior e tem que ser expresso por dentro e por fora.A equipe da Joaquim Ribeiro é toda assim. É formada por profissionais maravilhosos que gostam e acreditam no valor da educação para a sociedade. 


Um dos exemplos é a nossa secretária escolar que literalmente, vestiu a camisa da escola...camisa?! Camisa que nada! Ela tomou a iniciativa de criar e adotar como uniforme um vestido lindo, com o logotipo da escola e a identificação da sua função. O novo uniforme foi feito por Francisca que faz verdadeiras obras de arte na costura e também é funcionária da escola. O uniforme da nossa secretária Alessandra ficou muito lindo! Parabéns!

METRO RIO e a ONG Defensores da Terra

O Centro de Estudos integral foi enriquecido com uma palestra de funcionários do Metrô Rio em parceria com a ONG Defensores da Terra. Este grupo desenvolve o programa sustentável Ecologia em Ação, nas escolas municipais de comunidades próximas às estações. O programa é desenvolvido sob a forma de oficinas e programas de educação ambiental nas comunidades do entorno das estações. 


O projeto é pautado em três eixos de atuação: cultura, meio ambiente e educação e o principal tema abordado nas aulas é o reaproveitamento de materiais. São ministradas oficinas de sucata, artesanato, reciclagem, entre outras. Aproximadamente 4,5 mil alunos já participaram das atividades e aprenderam na prática formas simples de colaborar, tanto na escola como em casa, em prol do meio ambiente. A responsabilidade socioambiental é um dos dez Valores defendidos pelo Metrô Rio, que busca com isto oferecer ações importantes para a qualidade de vida no Rio de Janeiro. 


Durante a palestra, os professores ouviram várias sugestões de atividades e propostas sobre como sensibilizar os alunos e pessoas da comunidade quanto à importância da preservação ambiental. Entre os temas principais podemos destacar a sustentabilidade, a coleta seletiva, a reciclagem e reflexões sobre o consumo consciente dos recursos naturais. A partir do desenvolvimento destes temas iremos exibir em nosso blog futuramente as produções dos nossos alunos.


Revivendo bons momentos- A Páscoa


A comemoração da Páscoa foi feita no final do mês de março, mas como só agora obtivemos as fotos do evento,não poderíamos deixar de compartilhar com vocês que acompanham o nosso blog. Independente de credo ou religião, a Páscoa é sempre um momento muito importante de congraçamento entre pessoas e povos, pois comemora o milagre da ressurreição, simboliza a passagem da vida para a morte, mudança, renovação, deixar tudo que é negativo para trás, praticar a solidariedade, ter esperança num mundo melhor cheio de energias e coisas boas.Páscoa é dizer “sim” ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.

Tia Daniele do EI-21 como sempre caracterizada de acordo com cada evento, caprichou no figurino. Seus alunos também estavam lindos. 



As crianças do EI-21 fizeram vários trabalhinhos sobre a Páscoa e houve até uma apresentação para os pais.




O 5º ano fez uma apresentação para toda a escola sob a orientação da prof.ª de sala de Leitura Anna Paula Carriço e todos os alunos da escola cantaram músicas da Páscoa formando um lindo e emocionante coral da JR.



 Os alunos tiveram contato também com as noções culturais que envolvem os festejos da Páscoa.

 
Como sempre o evento foi um sucesso e teve a participação de toda a escola.