quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Acelera Monta a Decoração de Natal


A turma da Aceleração já decorou a sala para a festa de encerramento. Os alunos montaram junto com sua professora Lilian Rose, uma linda árvore de Natal decorada com estrelas de mosaico utilizando restos de revistas e papel picado e toda feita de material reciclado. Um lindo trabalho! 

Todos os alunos se empenharam com muita disposição e alegria, selecionando o material, picando o papel para montar a árvore de Natal de mosaico de material reciclado, desenhando, pintando e colando. A alegria era geral!



Depois da árvore montada era a vez de decorar o painel ao lado da árvore com lindas estrelas representando cada aluno. Eles faziam suas estrelas e depois iam colá-las cheios de orgulho!






Mas a beleza desta decoração não para por aí, mas principalmente no valor que tem cada estrela desta árvore. Se cada aluno tinha uma estrela com seu nome na árvore, depois eles também quiseram homenagear pessoas queridas na escola que estiveram ao seu lado todo o ano dando carinho e apoio. 

A turma fez questão de homenagear a Coordenadora Pedagógica Alessandra. 

 As agentes Sheila e Andressa felizes com o carinho da turma!


 Tia Fátima e Tia Nilza como eles carinhosamente a chamam também foram homenageadas!



 As homenageadas gostaram tanto que quiseram tirar uma foto exibindo as estrelas que receberam de presente dos alunos. Parabéns profª Lilian pela atividade de integração e fortalecimento do espírito de paz e harmonia que envolve as comemorações natalinas e Parabéns turma 8801 pelo trabalho!

Profª Lilian e as funcionárias Fátima e Nilza homenageadas pela turma.

 As agentes educadoras Sheila e Andressa curtindo a homenagem recebida!

Preparando o Natal com "Mais Educação"


Os alunos que participam do Projeto Mais Educação aprenderam a confeccionar lindos cartões com a estagiária Jéssica, uma de nossas queridas monitoras do Projeto.

Jéssica Oliveira, monitora do Projeto Mais Educação- Letramento

Para fazer os cartões os alunos receberam papel colorido e aprenderam diversas dobraduras e técnicas de artesanato onde puderam comprovar que de forma simples e barata podemos criar lindas e inesquecíveis lembranças de Natal para homenagear quem amamos.
Os alunos se empenharam com todo o carinho na confecção dos cartões!





E também aprenderam que o ingrediente principal para uma receita de sucesso é a criatividade e o amor quando se executa qualquer trabalho artístico. O resultado foi maravilhoso, cada cartão mais lindo do que o outro!






Os cartões ficaram SENSACIONAIS e o melhor de tudo é que foi feito por eles! Parabéns aos criativos alunos do Projeto Mais Educação! Vocês provaram que bom gosto, talento e criatividade fazem o que é simples virar luxo!





quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Criadores Criativos


Mais uma vez o trabalho de desenvolvimento de expressão oral e escrita rende novos frutos fazendo manifestarem talentos. Alunos de turmas diferentes, um da 1602 e outro da 1603 compuseram uma paródia, tipo de composição literária abordada e estudada junto com suas respectivas professoras de português Catharina e Elaine.

 A paródia é uma imitação cômica de uma composição literária (também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto.A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia é uma forma de intertextualidade”.

Os alunos criaram uma divertida paródia de uma música de um grupo de pagode. Os alunos reinventaram a letra da música de forma original e divertida. Houve a colaboração de mais um amigo que não é da escola pois os alunos estão tão estimulados a criar,escrever e se expressar que as atividades ultrapassam os muros da escola e eles interagiram e depois trouxeram sua obra de arte para a escola. Eis os nossos criadores criativos!


Confiram a paródia criada pelos meninos!

Paródia da música “Fora da Lei” – do Grupo Nosso Sentimento

Coisas de casa, lavando a louça,
Com muitas esponjas, passando a escova,
No meio da sala, sem ter suco de cajá.
Eu sei que tem copo, eu sei que tem prato,
Eu estou frito e você “tá” assado,
Mas acontece que nossa mãe manda na gente,
Me diz quem nunca tirou o queijo do pão,
Quem nunca ligou o rádio e a televisão,
quem nunca dividiu um fone de ouvido,
Não existe ninguém pra lutar no seu lugar.
Eu vou colocar o meu retrato na estante
E depois vou passar um desodorante.
Eu fui no refeitório e na banana escorreguei
 E quando eu chego em casa, vou fazer meu Miojo
 E depois vou comer um pão com ovo.

Todo mundo já escreveu ou leu uns livros,
quem nunca se aventurou vai matar um mosquito.
 Sem querer subi no skate
 E depois me esfolei
 E fiquei sem jantar.
Nosso caso é desse jeito, mas vai ser pra sempre.,
Vou lavar minha cueca e vou escovar os dentes.
Vão dizer que estou errado
 Mas eu não fico parado...
Só que hoje é tão comum,
todo ser humano é mais um!

Autores: Rafael Fernandes, Eduardo Junior e Matheus Sousa
Turmas 1602 e 1603

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dona Vírgula e Seus Problemas

É uma felicidade e produz uma satisfação imensurável quando vemos que todo um trabalho de incentivo à formação de leitores e escritores produz frutos. O aluno quando é estimulado tem potencial e criatividade suficiente para desenvolver trabalhos belíssimos e criar verdadeiras obras literárias e artísticas. Nossa aluna Adrielle promete! Ela escreve muito bem, usa a coesão e coerência, tem criatividade e pode se tornar uma grande escritora de livros infantis ou outros gêneros.

DONA VÍRGULA E SEUS PROBLEMAS
Em uma floresta bem distante morava uma vírgula chamada “Brigite” que morava em uma casa pequenina. Lá viviam seu marido Ricardão Reticências (...) e seus filhos, o Carlos Travessão (-), Maria Ponto e Vírgula (;), Luan Exclamação (!) e Davi Interrogação (?).
Seus filhos e seu marido eram muito “de bem com a vida”, só ela vivia com muitos problemas. Não conseguia parar, dividir e muito menos fazer a diferença das frases e ainda cuidava da sua cachorrinha Ponto Final (.).
A sua amiga, Dois Pontos (:), a ajudava muito e Dona Vírgula como sempre se estressava à toa, vivia discutindo, gritando. Coitada dela! Cheia de problemas.
Em um dia radiante de sol, Dona Vírgula foi fazer compras sozinha. De repente, encontra uma senhora que pede para ler sua mão. A senhora fala que deve se acalmar mais, descansar, sair e se divertir. Daí em diante ela segue os conselhos dessa senhora e se “dá bem”.
Agora ela é uma pontuação mais doce, legal e divertida. Conheceu vários amigos (pontuações), e viajando pelo mundo das palavras, hoje todo mundo gosta dela.

Autora: Aluna Adrielle
Turma : 1602

Parabéns Adrielle! Que você desenvolva e aprimore este dom e que possa nos orgulhar ainda mais com sua criatividade e habilidade de escrita!

Temos o remédio certo para o seu problema

     Hoje em dia devido às tribulações da vida e aos problemas gerados pelo cotidiano as pessoas acabam adoecendo e muitas vezes nem entendem o porquê. A correria do dia a dia, a agitação por causa do trabalho, dos estudos, falta de tempo, falta de dinheiro, violência, discórdia, o desamor, a ansiedade, fazem com que adoeçamos sem nem entender o porquê.   As pessoas se enchem de remédios e não ficam curadas. Porque na verdade é preciso uma cura interior.  Cultivar bons pensamentos, praticar o amor, a solidariedade, os bons sentimentos, absorver bons princípios e assimilar valores de uma vida saudável, cheia de positividade.
Se você sofre de depressão,desânimo, inquietação, está passando por situações adversas e está sem coragem pra enfrentar a vida, podemos indicar um remédio eficaz para seu tipo de problema na FARMÁCIA BEM ESTAR. 

        






 


A professora Catharina aproveitou este tema para uma boa reflexão com seus alunos fazendo-os pensar que remédios maravilhosos são estes, que nós mesmos podemos fabricar e que todos podem usar e abusar, sem efeitos colaterais prejudiciais à saúde. Onde estão estes remédios, como consegui-los? E descobriram que todo mundo sabe a fórmula e que tais remédios fazem muito bem ao paciente e mais ainda a quem os doa para o próximo. Quanto mais se ajuda compartilhando estes bons sentimentos mais saudáveis ficamos e transformamos mais pessoas em seres saudáveis e felizes.

Além da reflexão que este trabalho proporcionou, os alunos puderam aprender a confeccionar embalagens: caixas  e lindos potinhos feitos com vidros de comidinha de bebê numa interessante oficina de artesanato.




quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Maratona de Histórias - Deu a Louca no Conto de Fadas



No dia 31 de outubro aconteceu a culminância da Maratona de Histórias que foi fechada com chave de ouro com uma peça de teatro interpretada por alunos da manhã e da tarde cada um no seu turno. O elenco foi formado por alunos do Mais Educação. A peça é uma adaptação da peça original do mesmo nome e foi uma colaboração conjunta da Coordenadora do Projeto Mais Educação Sheila, da Prof.ª Elaine (oficina de matemática), Prof.ª Jéssica (oficina de Português) e da Prof. Anna Paula Carriço, Prof.ª Regente da Sala de Leitura.








Palmas para o elenco da peça e para os organizadores!




O público compareceu em peso e ficou muito satisfeito com as exibições teatrais. Cultura e diversão com teatro de graça e na escola feito "por" e "para" os alunos é tudo de bom!

Cartaz da entrada do teatro, digo, auditório,rs...


A PLATÉIA